Marcelo Fachinello e a defesa de uma Curitiba cada vez mais voltada ao esporte

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Sant'Ana — publicado 04/02/2025 07h10, última modificação 12/12/2024 12h15
Filiado ao Podemos, Marcelo Fachinello confirmou seu segundo mandato ao receber 10.812 votos em 2024.
Marcelo Fachinello e a defesa de uma Curitiba cada vez mais voltada ao esporte

Em seu primeiro mandato, Fachinello tornou-se presidente da CMC no biênio 2023-2024. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Como um esportista de alto rendimento que precisa melhorar seu desempenho a cada competição, o vereador Marcelo Fachinello (Pode) teve uma performance digna de medalhista olímpico. Em 2020, com prioridade para pautas do esporte, foi eleito para a Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Após dois anos como parlamentar municipal, tornou-se o presidente da Casa Legislativa no biênio 2023-2024. Nas últimas eleições, foi reeleito com 10.812 votos.

“A sensação é de confirmação, de que trabalhamos bem nos quatro anos”, disse o ex-presidente da CMC no podcast Você Me Representa. Fachinello complementou dizendo que o segundo mandato traz uma responsabilidade dobrada – especialmente por ter mais que dobrado a votação recebida (em 2020, foi eleito com 5.326 votos). Na época de presidente da CMC, Marcelo Fachinello disse que foi preciso ir além do mandato legislativo, tendo responsabilidade de administrar a instituição parlamentar municipal.

Em 2023, como prefeito interino, sancionou o Fundo Municipal do Esporte, que regula o envio de recursos diretamente para entidades e atletas. Além disso, destacou conquistas do primeiro mandato, como o VT esportivo, a implementação do PAR-Q (retirando a obrigatoriedade do atestado médico para a prática esportiva) e a regulação de mercados autônomos em condomínios e empresas.

Para os próximos quatro anos, disse ser importante a criação do Sistema Municipal de Esporte para estruturar a prática esportiva desde a base até o alto rendimento e priorizar o esporte como saúde, importante para a melhor idade. Além disso, quer reduzir a burocracia para a realização de eventos esportivos, como as corridas de rua. Por fim, disse que é preciso fortalecer a prática esportiva no contraturno escolar para tirar as crianças das telas e combater a obesidade infantil.

No entanto, no dia 26 de novembro do último ano, Marcelo Fachinello foi convidado a assumir a gestão da Secretaria de Governo do Município pelo prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD). O vereador tomou posse, mas se licenciou na sequência, deixando a cadeira de parlamentar para a primeira suplente do partido, Sargento Tânia Guerreiro (Pode)

>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:

 

Você Me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba

Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patricia Tressoldidiretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Brunno Sant'Ana