Marcelo Fachinello celebra Curitiba como a cidade mais inteligente
“Curitiba, depois de chegar muitas vezes às finais, ganhou o prêmio de cidade mais inteligente do planeta”, ressaltou o presidente Marcelo Fachinello. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
“O ponto alto, obviamente, foi a premiação.” De volta à Presidência da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Pode) apresentou, durante a sessão desta segunda-feira (13), um balanço da viagem para o Smart City Expo World Congress 2023, em Barcelona, na semana passada. O vereador destacou a eleição da capital paranaense como a cidade mais inteligente do mundo. “Curitiba, depois de chegar muitas vezes às finais, entre os principais municípios e cidades inteligentes do mundo, ganhou o prêmio de cidade mais inteligente do planeta, concorrendo com 400 projetos de 63 países de todo o mundo”, explicou.
“Antes de Curitiba, cidades como Seul, Singapura, Buenos Aires, Nova Iorque e Estocolmo foram as escolhidas como as principais cidades de inovação e inteligência do mundo. Agora, esse título é nosso, é da cidade de Curitiba”, frisou, ainda, Fachinello. O título na categoria “Cidades”, pelas políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes, voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental, foi entregue ao prefeito Rafael Greca na última quarta-feira (8). Este foi o quinto ano em que Curitiba esteve entre as seis finalistas, ao lado de Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).
“Parabéns ao prefeito Rafael Greca, ao vice-prefeito e hoje prefeito em exercício Eduardo Pimentel, a todo o Executivo municipal, com os servidores e servidora que trabalham no dia a dia de forma incansável para entregar os serviços à cidade. Aos vereadores e vereadoras que, como disse aqui o Dom Peruzzo, fazem parte deste trabalho”, continuou o presidente da Câmara. “Mas, de forma especial, [parabéns] ao cidadão curitibano que nos ajuda a fazer da cidade de Curitiba a cidade mais inteligente do mundo. É um orgulho, é uma honra poder fazer parte deste trabalho e neste momento ter estado ao lado do prefeito, recebendo este prêmio na cidade de Barcelona.”
Em visita à Câmara para lançar o Curitiba+, programa em que o usuário do transporte coletivo vai pagar menos pela tarifa do ônibus fora dos horários de pico, o prefeito em exercício da capital, Eduardo Pimentel, também destacou o reconhecimento. O ranking, comparou ele, é “o Oscar das cidades e tem credibilidade", sendo que Seul, na Coreia do Sul, e Londres, no Reino Unido, por exemplo, já conquistaram o título de cidade mais inteligente do mundo.
Comitiva curitibana presente na maior feira de inovação de todo o mundo
Marcelo Fachinello lembrou que o Smart City Expo World Congress “é a maior feira de inovação do mundo, com a participação da iniciativa privada, com grandes players deste mercado de inovação, que tem um impacto direto na vida do cidadão que vive nas cidades”. Ele agradeceu tanto a Rafael Greca quanto à Fira Barcelona, por meio da equipe que promove o Smart City Expo Curitiba, pelo convite para fazer parte da comitiva oficial. “Foram mais de 200 brasileiros que puderam estar em Barcelona, vivendo este momento de aprendizado. Das maiores às menores cidades. De São Paulo, a maior cidade do Brasil, até municípios com 15 mil, 20 mil habitantes, todos eles em busca de inovação e, principalmente, de mudanças que tenham impacto na vida de suas populações.”
Ainda sobre a viagem a Barcelona, Fachinello salientou os “quatro dias de trabalhos intensos, na capital da Catalunha, com visitas aos mais diversos estandes de inovação, visitas técnicas como ao bairro 22@, totalmente transformado de um distrito industrial em um bairro hoje de inovação, de conhecimento e também de moradia para as pessoas, com serviços públicos de qualidade”. “Tivemos também, no início da missão, uma bela reunião na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, onde fomos recebidos pelo prefeito de Barcelona, Jalme Cobbone, e por deputados da Catalunha, mostrando a nossa cidade”, contou.
"[Fizemos] contatos diretos com grandes empresas que têm interesse em investir em Curitiba, em ajudar o governo municipal, e também esse Legislativo, [além de] reuniões produtivas com o C40, grupo de 96 cidades", relatou Fachinello. “Tive a oportunidade de acompanhar o prefeito Rafael Greca em uma reunião fechada com autoridades no tema, com prefeitos como o de Milão, da Itália”, completou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba