Marcelino pede travessia elevada em frente à escola municipal

por Assessoria Comunicação publicado 02/06/2014 12h05, última modificação 24/09/2021 08h17

Uma nova travessia de pedestres elevada, no Água Verde, que reforce a obrigação do motorista parar, equipada com guias rebaixadas para garantir a acessibilidade dos que estão a pé, é o que está solicitando o vereador Jairo Marcelino (PSD) no requerimento 044.06197.2014. O equipamento seria instalado, explica o parlamentar, em frente a Escola Municipal São Luiz.

No local existe uma faixa de pedestre, explica Marcelino, mas os motoristas continuam trafegando em alta velocidade, sem respeito à preferência escolar e à passagem das pessoas. “É necessário que os condutores respeitem mais o espaço público, parando o veículo antes da faixa e dando a preferência”, reclama o vereador, que integra a Mesa Diretora da Câmara Municipal, na função de 4° secretário.

A realização de blitzes educativas também consta no requerimento, que foi enviado à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). “Não se trata só dos motoristas. Os próprios transeuntes devem sempre atravessar a rua sobre a faixa elevada, sem invadir a via a qualquer momento”, pondera Jairo Marcelino.

Em outra solicitação encaminhada ao Executivo (044.06199.2014,), Jairo Marcelino aponta a necessidade de a prefeitura recolocar o mobiliário do ponto de ônibus localizado no Largo Dorgelo Biazetto, entre as ruas São Sebastião, São Pio X e Marechal Mallet, no Ahú. “O sistema de transporte precisa incluir abrigos melhores para os passageiros nos pontos de ônibus”, diz.

“Os usuários desta parada do transporte coletivo, que atende toda a região do Ahú – inclusive alunos do Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, reivindicam mais conforto para os dias chuvosos e frios, uma vez que não contam com nenhum tipo de proteção neste local”, reforça Marcelino, na justificativa do requerimento.

Outro pedido já enviado pelo vereador ao Executivo pede a recuperação das rampas de acessibilidade existentes na esquina das ruas do Rosário e Nestor de Castro, no Centro (044.06196.2014). Marcelino diz que o requerimento é consequência de reclamações recebidas de pedestres e cadeirantes, que têm passado por dificuldades “devido ao péssimo estado de conservação”.


As solicitações aguardam manifestação do Executivo e a tramitação de todas elas está disponível na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Basta, depois de ter acessado a página da Câmara de Curitiba, clicar sobre o banner verde “Atividade Legislativa”, na parte de baixo da tela, preencher a autenticação eletrônica, e digitar o código dos requerimentos na seção “Busca Rápida”.