Marcelino eterniza nome de Brizola em Curitiba
A vida e obra política de Leonel Brizola vão estar eternizadas, em Curitiba, através da escolha de seu nome para um logradouro público. Proposta apresentada pelo vereador Jairo Marcelino (PDT) foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal, esta semana, numa homenagem às suas realizações.
Engajado ao cenário nacional por força de liderança assumida no Rio Grande do Sul, Brizola, que faleceu no primeiro semestre deste ano, marcou a vida política do País. Contundente em todas as suas expressões, foi, durante 40 anos, um dos políticos mais populares e polêmicos. O voto o consagrou como deputado estadual e federal, prefeito de Porto Alegre e depois governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, por duas vezes, tendo a educação como feito administrativo principal.
Brizola foi responsável pela criação da Caixa Econômica Estadual, durante seu governo no Rio Grande do Sul, onde ainda criou a Aços Finos Piratini e a Companhia Rio Grandense de Telecomunicações. No setor de educação, construiu 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas e 131 ginásios e escolas normais. No Rio de Janeiro, criou os Cieps, modelo avançado de educação integral.
No campo político, fundou o PDT, Partido Democrático Trabalhista, influenciando trajetórias de famosos, como os ex-presidentes Getúlio Vargas, Jânio Quadros, João Goulart e, mais recentemente, o eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A homenagem curitibana a Brizola, feita pelo vereador Jairo Marcelino, que integra a bancada municipal do PDT, expressa admiração e reconhecimento pelo seu amor cívico, distinção político-intelectual das mais invejáveis e a contribuição inegável à modernização educacional em dois Estados de grande repercussão nacional.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba