Marcada audiência para discutir o rodízio

por Assessoria Comunicação publicado 29/04/2008 19h20, última modificação 21/06/2021 09h23
Integrantes da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba definiram a realização de audiência pública no dia 20 deste mês. A sessão vai reunir especialistas para aprofundar as discussões do projeto do vereador Custódio da Silva (PR) que prevê a adoção de programa municipal de restrição à circulação de veículos automotores. A reunião desta terça-feira (29) da Comissão de Urbanismo foi dirigida pelo presidente, vereador Jorge Bernardi (PDT).
Outra proposta aprovada, da vereadora Roseli Isidoro (PT), que relata a matéria, é buscar parecer técnico da Urbs para o assunto. A parlamentar sugere que a empresa aponte os fatos favoráveis e negativos das ações adotadas anteriormente para disciplinar o trânsito. Como exemplo, cita a retirada de faixas de estacionamentos para melhorar o tráfego.
Audiência
Segundo Roseli Isidoro, que propõe a audiência pública, a sessão terá a participação de Maria Helena Gusso, da Coordenação de Educação do Trânsito do Detran-PR; professor Pedro Akishino, do Departamento de Transporte da Universidade Federal do Paraná (UFPR); engenheiro Joel Kruger, especialista em trânsito, do Crea-Senge; professor Renato Balbim, do Departamento do Planejamento Urbano da Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, e Luiz Cláudio Brito Patrício, coordenador da ong Bicicletada Curitiba.
Devem ser convidados, ainda, a professora Maria de Fátima Andrade, da Unidade de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP; o engenheiro Emiliano Stanislau Affonso Neto, vice-presidente de Assuntos Associativos da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo, e representantes do Ippuc, Urbs e Diretran. A professora da USP deve analisar e dar sua opinião sobre o sistema adotado em São Paulo, cuja lei do rodízio está  completando 10 anos. A especialista tem estudo sobre emissão de gases poluentes.
Outros projetos
Na reunião desta terça-feira, foram aprovados, ainda, pareceres de projetos dos vereadores Roberto Hinça (PDT), que prevê a instalação de equipamentos eliminadores de ar nas tubulações do sistema de abastecimento de água da Sanepar; de Zé Maria (PPS), que dispõe sobre o EstaR (Estacionamento Regulamentado) eletrônico controlado por telefones celulares; de Paulo Frote (PSDB), que propõe atendimento reservado para clientes das agências bancárias e postos de atendimento, e do líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), que dispõe sobre as normas para utilização de cadeiras infantis em restaurantes, lanchonetes e similares. Os documentos seguem trâmite regimental.
Além de Bernardi e Roseli Isidoro, participaram da reunião desta terça-feira os vereadores Custódio da Silva e Manassés Oliveira (PRTB).