Manutenção da fibra óptica da Câmara de Curitiba será licitada no dia 30

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 19/09/2024 14h55, última modificação 19/09/2024 15h00
Pregão eletrônico será realizado no dia 30 de setembro. A Câmara de Curitiba busca empresa para manutenção, sustentação e complementação de rede GPON.
Manutenção da fibra óptica da Câmara de Curitiba será licitada no dia 30

Fim de contrato anterior motiva a abertura do pregão 16/2024 pela Câmara de Curitiba(Foto: Arquivo/CMC)

As empresas interessadas em prestar os serviços de manutenção, adequação, sustentação e complementação da rede GPON (Gigabit Passive Optical Network) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), incluindo o fornecimento de equipamentos e componentes de instalação, poderão disputar o pregão eletrônico 16/2024. A licitação será realizada pelo Legislativo no dia 30 de setembro, pelo Portal de Compras do Governo Federal.

A documentação exigida das concorrentes já pode ser consultada pelas empresas interessadas no pregão 16/2024. A lista está disponível no Portal da Transparência do Município de Curitiba e pedidos de esclarecimentos ou impugnação devem ser feitos pelo e-mail fornecido no edital até três dias úteis antes desta data.

“A CMC teve, por meio do contrato 29/2020, a instalação de uma solução GPON de cabeamento de fibra óptica, de modo a fornecer acesso de telefonia e rede de computadores, além de dar suporte de infraestrutura aos equipamentos de CFTV e WIFI incorporados”, explica a justificativa do pregão 16/2024, no Estudo Técnico Preliminar (ETP).

“Diante do encerramento do contrato, e pela necessidade de novas instalações, manutenções e sustentação da rede GPON, junto com a necessidade repetida de modificações na estrutura lógica da CMC, se torna necessária a contratação de empresa especializada, com vistas a assegurar a continuidade dos serviços de infraestrutura de rede”, diz o ETP.

Empresa deverá fornecer mão-de-obra e equipamentos, diz edital do pregão

O edital do pregão 16/2024 prevê que, além da mão-de-obra necessária às atividades de manutenção, adequação, sustentação e complementação, a empresa vencedora precisará fornecer equipamentos e componentes de instalação, sob demanda, conforme o descrito no Termo de Referência.

O formato do pregão é de lote único, com 22 itens, entre os quais constam, por exemplo, sustentação da rede GPON, remanejamento de pontos de rede, montagem de rack de lógica, instalação de splitter óptico, reparo de infraestrutura de fibras ópticas etc.  O teto da licitação, para três anos de contrato, é de R$ 4.837.126,81.

Em maio de 2015, a Câmara de Curitiba ampliou a publicidade dada às licitações realizadas pelo Legislativo, fazendo mais do que é exigido pela legislação federal, ao divulgar notícias institucionais com o teor dos certames, para ampliar a concorrência e o controle social. Essa boa prática foi incluída à Instrução Normativa 2/2023, que rege os procedimentos licitatórios do Legislativo, prevendo a divulgação deles pela Diretoria de Comunicação Social.

Confira a documentação necessária para participar do pregão 16/2024

Para acessar as informações completas, localize o atalho para o Portal da Transparência na parte superior da capa do site da CMC ou clique aqui. Consulte abaixo os links diretos para os documentos deste certame: