Mais segurança em caixas eletrônicos

por Assessoria Comunicação publicado 22/07/2010 17h10, última modificação 30/06/2021 09h35
Mais uma medida de prevenção aos assaltos em caixas eletrônicos é proposta na Câmara de Curitiba. A ideia é proibir a instalação de caixas eletrônicos com portas de acesso apenas com maçaneta ou dispositivos simples para a abertura, permitindo apenas o acesso por meio de cartão magnético. O projeto já foi aprovado pelas comissões permanentes da Casa e aguarda votação em plenário.
O documento também prevê penalidades às agências bancárias e financeiras que não cumprirem as adequações, caso o projeto seja sancionado pelo Executivo. A primeira infração acarreta em advertência por escrito. Já a segunda, em multa de R$ 10 mil, que será destinada à administração municipal para custeio de futuras obras sociais. Em caso de nova infração, a multa será triplicada acumulada com a suspensão imediata do funcionamento do equipamento.
Na justificativa do projeto, está o argumento que o uso de cartões magnéticos nas portas de acesso dos caixas eletrônicos tem a intenção de reduzir a incidência de assaltos e outros crimes nestes estabelecimentos, impedindo a entrada de pessoas sem os cartões. “Existem muitos caixas eletrônicos que, com o simples toque de dedo libera o acesso da porta de entrada, amedrontando os correntistas, já que pessoas estranhas e suspeitas entram no local onde os serviços financeiros são oferecidos.”
Outros
Recentemente, foram aprovadas leis que procuram aumentar a segurança aos clientes de banco. Uma delas é a lei que prevê a instalação de vidros laminados resistentes a disparos de armas de fogo nas fachadas e divisórias internas das agências e postos de serviços bancários. Os vidros especiais devem atender às normas especificadas pelo Exército e os níveis de blindagem, estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Curitiba também tem lei que proíbe o uso de celulares nos bancos e a que obriga a instalação de biombos em frente aos caixas, dificultando a visibilidade dos clientes que estão nas agências ou aguardando atendimento.