Mais informações: questionadas unidades de saúde da Cidade Industrial
A Câmara Municipal aguarda resposta da Prefeitura de Curitiba a 13 pedidos de informações protocolados entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, que foram lidos em plenário no começo dessa semana e enviados ao Executivo. Dois dos requerimentos indagam o Executivo sobre o funcionamento de unidades de saúde localizadas na Cidade Industrial.
Toninho da Farmácia (PDT) questiona o atendimento da US Vila Verde. No documento, o vereador pergunta quantos médicos atendem no local e em quais especialidades; quantas consultas são realizadas por dia e por especialidade; qual o horário de atendimento de cada um dos médicos; e se as consultas estão sendo marcadas pelo aplicativo Saúde Já (062.00040.2018). Na justificativa, explica que tem recebido “diversos questionamentos da população e muitas reclamações referentes a filas e falta de atendimento”.
A prefeitura também deverá responder à Câmara sobre a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da CIC (062.00041.2018). “O fechamento está causando um transtorno muito grande a todos os moradores da região que têm que se deslocar a lugares distantes para conseguirem atendimento de emergência”, diz Mestre Pop (PSC), autor do pedido de informações.
Linha Verde e abertura de ruas
Diversos parlamentares também apresentaram requerimentos que questionam obras públicas, como a revitalização e abertura de ruas e o cronograma da conclusão da Linha Verde Norte. Mauro Ignácio (PSB), por exemplo, assina três pedidos de informações que tratam da região de Santa Felicidade. O primeiro pede o cronograma e o custo da revitalização na rua João Todeschinni, entre as ruas Domingos Strapasson e Ângelo Mazzarotto (062.00042.2018).
O vereador também pergunta se há projeto de drenagem, paisagismo e pavimentação da rua Helena Betezeck, entre a Domingos Benatto e Brasílio Cuman, cuja previsão orçamentária para a obra constava nas leis orçamentárias anuais de 2015, 2016 e 2017 (062.00043.2018). “Qual o custo para refazer base e recapeamento em toda extensão da rua Henrique Joaquim Ribeiro e travessas, no bairro Santa Felicidade?”, indaga Mauro Ignácio, em outro pedido de informações (062.00049.2018).
As obras da Linha Verde são tema de requerimento de Goura (PDT), que pede à Prefeitura de Curitiba o cronograma e cópia do projeto (impressa e em arquivo digital), especificamente do trecho compreendido entre o Jardim Botânico e o Atuba (062.00033.2018).
Mestre Pop, por sua vez, questiona a existência ou não de projeto para a abertura da rua Angelo Tozin, bairro Campo de Santana, visando a ligação com a rua Alda Bassetti Bertholdi (062.00034.2018). Segundo o parlamentar, a obra facilitaria o acesso de moradores ao comércio local e linhas de ônibus que passam pela região. “O terreno que obstrui a continuidade da referida via se tornou ponto de encontro de usuários de substâncias entorpecentes e bebidas alcoólicas, que praticam delitos como furtos e roubos naquele local, aumentando a sensação de insegurança”, completa.
O vereador ainda assina outros dois pedidos de informações que tratam da ligação da rua Melânia Zeni Visinoni à Presidente João Goulart, também em Campo de Santana (062.00035.2018); e da abertura da trincheira da rua Vereador Angelo Burbelo, na travessia da BR-116, no Tatuquara (062.00037.2018). Outro pedido de informações de Pop pergunta ao Executivo se existe projeto de implantação de uma rotatória no Rio Bonito, entre as ruas Presidente João Goulart, Alda Bassete Bertholdi, Dirce Rogal Tomazeli e Marcos Bertholdi (062.00039.2018).
Outros temas
De Cristiano Santos (PV) há um requerimento que solicita informações sobre o custo das estações-tubo de Curitiba (062.00004.2018). “Qual o valor médio para instalação das estações tubo de 7, 13 e 20 módulos, respectivamente? Qual o valor médio para instalação dos elevadores para o acesso de portadores de necessidade especiais?”, indaga o documento. Já Mestre Pop, quer informações sobre a construção do terminal de ônibus do Tatuquara (062.00036.2018).
O Museu do Lixo e a Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) motivaram pedido de informações de Goura (062.00045.2018). Na proposição, o vereador pergunta ao Executivo quem gerencia o espaço atualmente, a quem pertence o imóvel onde funcionam os equipamentos e se há projetos previstos.
Prazo para respostas
Segundo a Lei Orgânica do Município (LOM), artigo 72, inciso 7º, após passar pela sessão plenária na Câmara Municipal e ser encaminhado ao Executivo, o prefeito deve responder esses requerimentos em 15 dias úteis (prazo que pode ser prorrogado uma única vez, por igual período). As respostas poderão ser consultadas dentro das proposições: na primeira aba (“dados gerais”) haverá uma janela chamada “ofícios recebidos”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba