Mais informações: questionadas estruturas das unidades de saúde

por Assessoria Comunicação publicado 01/11/2017 16h20, última modificação 21/10/2021 10h47

Com a leitura no pequeno expediente das sessões plenárias de segunda (30), terça (31) e quarta-feira (1), seis pedidos de informações oficiais foram encaminhados pela Câmara Municipal à Prefeitura de Curitiba. Entre os requerimentos, estão questionamentos sobre a construção e revitalização de unidades de saúde; a criação e manutenção de ciclofaixas e a previsão de inclusão das habitações de interesse social e sua regularização fundiária na nova proposta de Lei de Zoneamento de Curitiba.

O vereador Cacá Pereira (PSDC), autor de dois requerimentos, questiona a prefeitura sobre a construção de uma nova unidade de saúde na regional do CIC, próxima a Unidade de Saúde Tancredo Neves (062.00517.2017). Segundo o vereador, existem inúmeras reclamações sobre o estabelecimento, “que está atendendo pacientes acima da sua capacidade”.

Outro pedido de informações protocolado pelo mesmo vereador também está relacionado a Unidade de Saúde localizada no CIC (062.00518.2017). Pereira pergunta se há a previsão de obras para revitalização e ampliação da Unidade de Saúde Tancredo Neves, devido ao grande fluxo de usuários no local.

Outros pedidos
A construção de um córrego no Prado Velho também gerou um pedido de informações ao Executivo (062.00520.2017). De iniciativa de Fabiane Rosa (PSDC), o requerimento questiona se há uma fiscalização dessas obras próximas as margens de córregos e rios e, caso exista, qual é a orientação quanto a metragem permitida de construção às margens do córrego situado na rua Imaculada Conceição, próximo ao número 1787.

“Qual é o local adequado para a circulação de bicicletas nas ruas em que existem faixas exclusivas de ônibus e não há ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas?” É o que questiona o vereador Goura, em requerimento (062.00515.2017) protocolado nesta terça-feira (31). Na justificativa, ele afirma que “a criação de faixas exclusivas de ônibus à direita da pista tem gerado dúvidas nos ciclistas e nas autoridades de trânsito sobre o local adequado para a circulação de ciclistas quando não há ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas”.

Professora Josete (PT) e Goura protocolaram pedido de informações referente à nova proposta de Lei de Zoneamento de Curitiba (062.00519.2017). Os vereadores questionam se estão contempladas as previsões do Plano Diretor referentes as habitações de interesse social e a regularização fundiária e, caso contrário, se haverá um Projeto de Lei específico destinado às habitações de interesse social. Segundo os autores da proposição, “não ficou claro se as habitações de interesse social e a questão da regularização fundiária estarão contempladas (e de que forma) na proposta discutida”.


Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Luiz Kozak, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e revisão: Filipi Oliveira