Mais informações: mobilidade urbana na LOA 2018

por Assessoria Comunicação publicado 27/10/2017 14h30, última modificação 21/10/2021 10h39

Com a leitura no pequeno expediente das sessões plenárias de segunda (23) e quarta-feira (25), seis pedidos de informações oficiais foram encaminhados pela Câmara Municipal à Prefeitura de Curitiba. Entre os requerimentos, estão questionamentos sobre obras de mobilidade urbana, como a instalação de semáforos e revitalização de asfalto, além de requerimentos que pedem informações sobre programas que abordem a educação sexual nas escolas de Curitiba com turmas até o 9° ano do ensino fundamental.

Com a aproximação da data para a protocolização das Emendas Parlamentares para a LOA 2018, Oscalino do Povo (Pode) encaminhou dois pedidos de informação referentes à mobilidade urbana do município de Curitiba. O primeiro deles pede que o Executivo repasse informações “a respeito do custo da metragem linear de três modalidades de revitalização asfáltica, como reciclagem asfáltica, asfalto cidadão e pavimentação alternativa” (062.00499.2017).

Outro pedido do vereador (062.00501.2017) solicita informações a respeito do custo estimado para instalação de semáforos (de veículos e de pedestre), radares de velocidade e seus respectivos repetidores. Ambos os requerimentos, segundo Oscalino, visam a LOA 2018.

Tico Kuzma (Pros) enviou à Prefeitura de Curitiba requerimento que pede esclarecimentos sobre um antigo Módulo da Polícia Militar, desativado, situado no jardinete entre o cruzamento das ruas General Potiguara, Aleixo Skraba e Dr. Luís Losso Filho, no CIC (062.00505.2017). Em justificativa, Kuzma afirma que “há muitos anos este módulo está desativado e os moradores e comerciantes da região clamam pela reativação do posto policial”. O vereador questiona se o terreno é do município e se há interesse em reativar o módulo.

Outros requerimentos
Quantos partos foram realizados nas instituições de saúde pública e privadas nos últimos 5 anos em Curitiba? É o que questiona o vereador Goura (PDT), que pede informações
(062.00502.2017) sobre a faixa etárias das mulheres grávidas atendidas nos hospitais da cidade, além de do número de cesárias e qual o índice de mortalidade materna nesses procedimentos.

Goura (PDT) também solicita informações sobre a regularização de dívidas da prefeitura com servidores do município (062.00509.2017) e questiona a Secretaria Municipal de Educação sobre politicas públicas e programas voltados para orientação educação sexual nas escolas públicas da cidade (062.00503.2017). Segundo Goura, essas iniciativas servirão “para orientar as crianças quanto a Educação Sexual nas escolas, como instrumento preventivo de gravidez indesejada e precoce, aids e outras doenças sexualmente transmissíveis”.

Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Luiz Kozak, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e revisão: Filipi Oliveira