Mais de mil trabalhadores por mês sofrem acidentes

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2008 19h40, última modificação 21/06/2021 11h22
“A média de vítimas de acidentes de trabalho registrada no ano passado no pronto-socorro do Hospital do Trabalhador (HT) foi de 1.105 por mês.” A afirmação é da coordenadora operacional da Unidade Saúde do Trabalhador, Fernanda Moura Miranda, que fez a análise estatística dos atendimentos no HT, na tarde desta quinta-feira (19), na 2ª Semana Municipal de Segurança e Saúde no Trabalho, no Hotel Paraná & Corporate Suites. O evento, que começou na segunda (16) e termina nesta sexta-feira (20), está sendo coordenado pelo vereador Custódio da Silva (PR).
A palestrante informou que o mês que teve o maior registro de acidentes em 2007 foi outubro, com 1.343, seguido de novembro (1.187) e julho (1.167). “Entre os municípios atendidos pelo HT, Curitiba é responsável por 78% dos registros, a Região Metropolitana de Curitiba por 22% e outras cidades do Paraná, 3%”, detalhou. Fernanda Moura informou, ainda, que 86% dos acidentes de trabalho acontecem com homens e 14% com mulheres. “Os acidentes de trabalho constituem o maior agravo à saúde dos trabalhadores, tornando-se hoje objeto indiscutível em saúde pública e nas políticas públicas direcionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu.
“Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba: fluxo de informações e tabulações de dados” foi o tema da palestra ministrada pelo chefe do Serviço de Saúde do Trabalhador no Centro de Saúde Ambiental, Luiz Antônio Teixeira. Terapias de recuperação física e reabilitação para o trabalho e para a manutenção da qualidade de vida do trabalhador foram abordadas por Júlio César da Silva e José Ailton Martins, respectivamente. O presidente da Associação Paranaense de Reabilitação, Mauro Nardini, ministrou palestra sobre a inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.
Último dia
Nesta sexta-feira (20), os trabalhos da 2ª Sempat serão na Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade. Às 14h, a médica perita do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) falará sobre o nexo técnico epidemiológico e o fator acidentário previdenciário. Em seguida, o auditor fiscal do trabalho, Sérgio Silveira de Barros, o advogado Ivan Ribas e o presidente da Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar), Walter Cézar, discutirão os temas educação, sindicalismo, segurança e saúde do trabalhador. Às 16h, haverá uma caminhada pela Rua XV de Novembro em homenagem às vítimas dos acidentes de trabalho.