Maior oferta de transporte pode auxiliar trabalhador
Uma pequena alteração nos horários de linhas alimentadoras que servem terminais urbanos, em Curitiba, poderá auxiliar o trabalhador de fim de semana. A medida pode ter início já, pelo Terminal Boa Vista, com linhas que servem bairros da zona norte. O vereador Éde Abib (PMDB) acaba de encaminhar para a Urbs (gerenciadora do transporte coletivo) reivindicação de trabalhadores de fim de semana, que transitam aos sábados e domingos pela manhã e necessitam de maior flexibilidade nos horários diurnos e noturnos, de diversas linhas.
Durante a semana, os passageiros contam com vários horários para uma freqüência de veículos que não ultrapassa os dez minutos. Entretanto, aos sábados e domingos, essa freqüência se eleva para mais de 30 minutos, o que dificulta àqueles que trabalham no comércio, indústria ou feiras, como é o caso do domingo pela manhã.
A reivindicação, segundo Abib, "também é de moradores dos conjuntos residenciais localizados no bairro Boa Vista. São muitos os trabalhadores residentes nos conjuntos Abaeté, Abaeté I e II que precisam do transporte coletivo, sujeitos a horários de entrada e saída. Por isso, estamos encaminhando pedido à Urbs, incluindo os alimentadores da linha Abaeté".
O problema, no entanto, é semelhante em outros terminais, como o do Boqueirão, onde os passageiros se deslocam para diferentes locais, através de mais de uma dezena de linhas alimentadoras.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba