Maio Laranja, vaga no STJ e mais notas do dia 15 de maio

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 15/05/2023 15h10, última modificação 15/05/2023 15h58
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Maio Laranja, vaga no STJ e mais notas do dia 15 de maio

Notas da sessão plenária do dia 15 de maio. (Arte: Arquivo/CMC)

Maio Laranja*
Alarmado com o brutal assassinato da jovem Isabeli Alexandra Mariano, de 8 anos, no bairro CIC, o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) chamou a atenção para os desafios de conscientização sobre o combate ao abuso sexual infantil. “É uma situação lamentável, deixo aqui minha revolta e meus sentimentos a essa mãe e a essa família”, lamentou o vereador. Ele ainda lembrou do dia 18 de maio, que é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. O Maio Laranja é uma inciativa que visa a dar visibilidade a este assunto. Hoje, a CMC guardou um minuto de silêncio pela morte de Isabeli.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Vaga no STJ*
A inscrição do advogado paranaense Sandro Gilbert Martins para disputar a vaga do ex-ministro Félix Fischer no Superior Tribunal de Justiça (STJ), aposentado em agosto de 2022, foi comentada em plenário pelo vereador Dalton Borba (PDT). “Estarei nesta manhã (15) protocolando uma moção de apoio à candidatura do doutor Sandro a essa vaga”, adiantou. A definição dos inscritos é a primeira etapa para que a OAB defina uma lista de seis nomes, que será encaminhada ao STJ. Desses, os ministros vão selecionar três nomes, que serão encaminhados para o presidente Lula indicar como novo ministro. Em seguida, o escolhido será sabatinado no Senado e seu nome passará pela votação. “É de extrema importância termos um jurista paranaense integrando a corte”, defendeu Borba, ao solicitar apoio dos colegas vereadores à moção.

Ponte Preta*
O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) exibiu em plenário fotos do acidente ocorrido no ultimo domingo (14), onde um caminhão dos Correios enroscou na “Ponte Preta”, que fica localizada no cruzamento da rua João Negrão com a avenida Sete de Setembro, no bairro Rebouças. “Já fizemos sugestão para que a Setran (Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba) e a prefeitura instale novas placas de sinalização para que esses acidentes recorrentes deixem de acontecer”, disse Herivelto. Ele ainda demonstrou preocupação pelo fato da ponte ser tombada como patrimônio histórico estadual. “Até quando esta estrutura de ferro irá suportar os impactos que ocorrem constantemente. Temo pela segurança dos pedestres e motoristas que por ali passam”, chamou a atenção.

Terreno e uso de drogas*
Herivelto Oliveira (Cidadania) também comunicou ao plenário ter recebido reclamações de moradores do bairro Novo Mundo. “Existe uma praça nas imediações da rua Visconde do Serro Frio, que atualmente é um grande deposito de entulhos e lixo”, destacou. O vereador exibiu fotos do local, onde existe uma placa com previsão de conclusão da obra de asfalto e calçamento em 2022. “Nem mesmo o 156 tem respondido aos moradores da região”, alertou. Já no centro de Curitiba, o vereador destacou outro problema. “Não sei que solução podemos dar, mas o número de dependentes químicos no centro de Curitiba tem aumentado muito, o que tem prejudicado o comércio e a segurança”, alertou ao pedir apoio da CMC na busca por soluções.

Agradecimentos*
Em plenário, Toninho da Farmácia (União) agradeceu ao prefeito Rafael Greca (PSD) pela atenção que tem dado aos problemas nos bairros de Curitiba. “Tanto o prefeito, quanto o nosso vice-prefeito, Eduardo Pimentel, têm sido atuantes, procurando sempre resolver os problemas da população de nossa cidade”, disse. Ainda durante sua fala, o vereador também fez agradecimentos ao presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, e a Rodrigo Rodrigues, secretário de obras. “Agradeço ao comprometimento de ambos, pelas visitas que têm sido realizadas em nossos bairros e o pronto atendimento na solução dos problemas”, finalizou.

Athletiba*
Pier Petruzziello (PP) destacou em plenário seu posicionamento, na ultima terça-feira (9), contra o clássico Athletiba ser realizado com torcida única. “Fiz um apelo para que as duas torcidas pudessem comparecer ao jogo. E hoje quero parabenizar a Polícia Militar do Paraná (PMPR) que preparou um forte esquema de segurança para o jogo do ultimo domingo (14)”, registrou.

Quadras sintéticas*
À Prefeitura de Curitiba, Marcos Vieira (PDT) pergunta sobre a manutenção de quadras sintéticas instaladas nas praças e parques pela administração municipal (062.00324.2023). Ele também quer saber o tempo de garantia das quadras junto à empresa responsável pela instalação e se a licitação prevê os matérias que devem ser utilizados na obra.

Asfalto e Postes*
Dois requerimentos do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamentos a secretarias municipais. O primeiro, direcionado à Secretaria de Obras Públicas, questiona se houve a inclusão da rua Agenor Antonio Rodrigues, no bairro Sitio Cercado, no programa Asfalto Novo (062.00325.2023). No segundo, à Secretaria de Urbanismo, Vieira pede dados sobre a fiscalização da instalação e substituição de torres, postes e mastros em Curitiba (062.00326.2023).

Conselho Tutelar*
O vereador Leonidas Dias (Solidariedade) enviou um pedido de informações à Fundação de Ação Social (Fas) para esclarecer o motivo pelo qual o prazo de inscrição para o processo unificado de escolha dos membros do conselho tutelar de Curitiba se encerra 150 dias antes da eleição (062.00327.2023).

Córrego do Cortume*
Indiara Barbosa (Novo) protocolou na CMC um pedido de informações à Secretaria Municipal de Obras Públicas, solicitando esclarecimentos sobre as obras de indutores de retardo no córrego do Cortume, no bairro Guaíra. Ela pede esclarecimentos sobre a previsão para finalização das obras e a existência de projetos para evitar novas inundações no local (062.00328.2023).

Trânsito e EstaR *
Dois requerimentos da vereadora Amália Tortato (Novo) fazem questionamentos à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. O primeiro solicita informações sobre a existência de estudos para melhoria do cruzamento entre a rua Eduardo Sprada e a avenida Juscelino Kubitschek, no bairro CIC (062.00332.2023); e o segundo, sobre a implantação de estacionamento regulamentado (EstaR) na rua Josefinos, no bairro Água Verde (062.00334.2023).

Espectro autista*
Dois requerimentos do vereador Rodrigo Braga Reis (União) à Secretaria Municipal de Educação fazem questionamentos sobre a existência de tutores para acompanhamento das crianças portadoras de transtorno do espectro autista (TEA) nas escolas de ensino regular em Curitiba (062.00329.2023 e 062.00331.2023).

Bolsa atleta*
Os critérios para concessão da bolsa atleta e as modalidades esportivas atendidas fazem parte do pedido de informações da vereadora Amália Tortato (Novo) à Secretária Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) (062.00333.2023).

Farol do Saber*
Três requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro questiona a quantidade de Faróis de Saber e Inovação que existem em Curitiba, bem como as suas localizações (062.00339.2023); o segundo, sobre a reforma da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI) Plínio Tourinho (062.00340.2023); e, por fim, o terceiro, sobre o reajuste no valor do ingresso para visitação à Torre Panorâmica, no bairro Mercês (062.00341.2023).

Terminal do Hauer*
Amália Tortato (Novo) encaminhou à Secretaria Municipal de Obras Públicas pedido de informações sobre o projeto para a reforma do Terminal do Hauer. A parlamentar questiona ainda os motivos do atraso para início das obras de reforma e ampliação no local, que foram anunciadas no site da prefeitura no ano de 2017 (062.00330.2023).

Videogame*
Indiara Barbosa (Novo) solicita informações à Secretaria Municipal de Administração Pública e à Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) sobre a aquisição de dois videogames Xbox/S, no pregão eletrônico 74/2023. A vereadora solicita esclarecimentos sobre o valor da compra e sobre a finalidade desses consoles (062.00335.2023).

Ônibus*
Informações sobre a responsabilidade da prestação de serviço para fabricação, fornecimento, instalação, manutenção e limpeza dos abrigos das paradas/ponto de ônibus fazem parte do pedido do vereador Angelo Vanhoni (PT) à Prefeitura de Curitiba (062.00336.2023).

Imóvel e transporte especial*
A vereadora Noemia Rocha (MDB) encaminhou dois requerimentos de pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba. O primeiro questiona a titularidade do imóvel localizado na rua Antonio Molina Bella, no bairro CIC (062.00337.2023); e o segundo sobre a desativação do terminal do Sistema de Transporte para Educação Especial (Sites), no bairro Cristo Rei (062.00338.2023).

Asfalto*
Requerimento do vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Secretaria Municipal de Obras e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano sobre a existência de projeto para revitalização asfáltica da rua Bortolo Pellanda, no bairro Umbará (062.00342.2023).

Visita em plenário*
Foi registrada, pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota), a presença em plenário da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), acompanhada de sua chefe de gabinete. Ambas foram recepcionadas pelo vereador Bruno Pessuti (Podemos).

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Neila Leprevost, prima do vereador. O nome de Rafael Kowaski foi inserido pelo Professor Euler (MDB). Já Mauro Ignácio (União) pediu a inclusão do gesto de gratidão a Áurea Borges dos Reis, mãe do ex-vereador Borges dos Reis. Professora Josete (PT) fez nova homenagem à cantora Rita Lee, falecida semana passada.

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques