Maio Amarelo: homens são 80% das vítimas fatais do trânsito
"O Maio Amarelo surgiu no Brasil e já se tornou um movimento mundial. [Durante o período] Nós intensificamos as ações de prevenção a acidentes de trânsito", afirmou o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Marcos Traad. Durante apresentação da campanha 2017 do órgão, na sessão dessa quarta-feira (10) da Câmara Municipal, ele alertou para o perfil das vítimas: os homens são 63% dos feridos e 80% dos mortos. Já as motocicletas correspondem a 60% dos veículos envolvidos nos acidentes.
Segundo Traad, o Paraná teve 32,2 mil acidentes de trânsito em 2016 e o número de mortes está caindo gradativamente – ano passado, foram 1.682. A infração de trânsito mais cometida, apontou o diretor-geral do Detran-PR, é o excesso de velocidade, “uma das coisas que mais mata nos acidentes”.
“Temos investido muitos recursos em campanhas de educação de trânsito”, disse ele, sobre ações e a Escola Pública de Trânsito. Traad também defendeu a compra de bafômetros para a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e a sinalização em diversos municípios, para prevenir acidentes; e pediu a ajuda dos vereadores na divulgação do Maio Amarelo, “para que consigamos reverter esta fatalidade que leva 50 mil vidas [por ano, em todo o país]”.
Em resposta a questionamentos de Helio Wirbiski (PPS) e de Goura (PDT), o convidado declarou que “a Via Calma ajuda” a salvar vidas. “Foi um elemento fundamental em todas as cidades do mundo em que foi implantada”, acrescentou.
Ao Professor Euler (PSD), Traad disse concordar que os investimentos em educação para o trânsito junto aos alunos de ensino fundamental e médio são “relativamente pequenos”. Em resposta a Felipe Braga Côrtes (PSD), afirmou já ter conversado sobre convênio com a Guarda Municipal, para que esta aplique multas de trânsito.
A apresentação sobre a campanha do Maio Amarelo de 2017 havia sido combinada em abril, durante visita de Marcos Traad ao presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB). Nessa quarta, o parlamentar parabenizou o trabalho do Detran-PR. Também participaram da discussão os vereadores Oscalino do Povo (PTN), Maria Leticia Fagundes (PV) e Jairo Marcelino (PSD).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba