Magistrados do Paraná recebem homenagem

por Assessoria Comunicação publicado 10/08/2007 16h50, última modificação 17/06/2021 08h13
A Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), que comemora neste mês seu jubileu de ouro de fundação, recebeu, na noite desta quinta-feira (9), homenagem prestada pela Câmara de Curitiba, em proposta feita pelo vereador Valdenir Dias (PSB), integrante da entidade.
O ato reuniu grande número de convidados, entre representantes da sociedade curitibana e autoridades do meio jurídico do Estado, nas dependências do Palácio Rio Branco, onde a cerimônia foi conduzida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente do Legislativo.
O presidente da Amapar, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, foi saudado pelo autor da proposta com enfático discurso enaltecendo a trajetória de conquistas e o fortalecimento da magistratura paranaense. Desde a sua criação pelo juiz Alceste Ribas de Macedo, a entidade tem intensificado a cooperação e solidariedade de seus membros, revelado preocupação com questões sociais e crescido em representação jurídica no Estado e no País.
Os 50 anos de existência da Amapar são dignamente comemorados pelo histórico de contribuição na formação de juízes comprometidos com a vida comunitária. Para o advogado e vereador Valdenir Dias, “em meio século, a Amapar cresceu significativamente em todo os sentidos, contando, atualmente, com excelente espaço no Palácio da Justiça. Hoje, são 600 juizes em 155 comarcas, atendendo uma população de mais de dez milhões de habitantes em todo o Paraná.
Como organização de classe, a Amapar proporciona valorização de sua categoria profissional. E, como representante da autoridade social, criou o programa “Ser Social”, uma forma de atendimento dos magistrados para a comunidade, direcionada a moradores do bairro Guaraituba, em Piraquara, onde são disponibilizadas aulas de cidadania, atividades esportivas e avaliação médica. Há também outros programas, como o acesso à Justiça, defesa dos direitos da criança e do adolescente, conselhos de conciliação, juizados especiais, código do consumidor e do meio ambiente, Mercosul ou direito alternativo.
Dias é um dos membros da entidade, afinado com a luta e o ideal pela realização da justiça e construção de uma sociedade com garantia de dignidade a todos os cidadãos. O atual presidente, desembargador Vasconcelos, também. Em seu discurso de agradecimento, ressaltou as qualidades de trabalho de cada um dos ex-presidentes. Disse estar “honrado e orgulhoso em presidir a entidade nesta data tão ilustre”.
Homenageados
As homenagens foram prestadas pela Câmara para os ex-presidentes Gilberto Ferreira, Roberto Portugal Bacellar (representado pelo desembargador Guilherme Luiz Gomes), Jorge Wagih Massad, Ruy Fernando de Oliveira, Guilherme Luiz Gomes, Sidney Mora, Luiz Cézar de Oliveira, Francisco de Paula Xavier Neto (representado pelo desembargador Sidney Mora), Luis Renato Pedroso e Marino Bueno Brandão Braga, que receberam certificados de honra ao mérito. Para a entidade foi concedido diploma do Legislativo.