Maestrina do Coral de Natal do Palácio Avenida recebe homenagem
Mauro Bobato entregou o diploma e o troféu do Prêmio Pablo Neruda à maestrina do Coral de Natal do Palácio Avenida. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão plenária da última terça-feira (12), dois homenageados do Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos que não puderam comparecer à sessão solene que entregou a honraria, no dia 7 de dezembro. Por indicação de Mauro Bobato (Pode), um dos diplomas foi entregue à maestrina Dulce Primo, idealizadora e regente do Coral de Natal do Palácio Avenida.
Bobato definiu o coral como "a apresentação natalina mais famosa do Brasil". "Quando se fala no Natal em Curitiba", continuou ele, “até para pessoas de fora, a lembrança certa é o espetáculo do Palácio Avenida. [São] dezenas de crianças nas janelas de um dos prédios mais imponentes da cidade, cantando belas canções natalinas”. O parlamentar ressaltou que a maestrina dedica-se ao trabalho social com as crianças ao longo de todo o ano, "ministrando aulas de música em instituições e em casas de acolhimento”.
“Dulce Primo é reconhecida mundialmente por seu trabalho. Ela já regeu orquestras em todo o Brasil, países da Europa e nos Estados Unidos. Mas, mesmo com tanto prestígio, [a maestrina] se identifica como uma defensora apaixonada pela democratização da música clássica e pelo desenvolvimento de jovens talentos”, finalizou Bobato (103.00017.2023).
Promotor de Justiça Régis Sartori recebe Prêmio Pablo Neruda
Na mesma manhã (12), Pier Petruzziello (PP) entregou o diploma e o troféu do Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos ao promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori, do Ministério Público do Estado do Paraná (103.00020.2023). Desde 2015, o homenageado atua na Promotoria das Comunidades, “em uma das áreas mais sociais do órgão ministerial”, explicou o autor da homenagem.
Recentemente, relatou Petruzziello, “eu fui ao bairro do Uberaba falar com as pessoas, e lá estava o doutor Régis, numa pequena associação, entidade, ouvindo os moradores do Uberaba. Ele não é um promotor que fica no ar-condicionado olhando processos, ele vai até a comunidade para ver o que ela precisa, para apaziguar, para melhorar a vida da população”. “E é deste tipo de promotor que o país está precisando. Promotores apaziguadores, que conheçam a realidade das pessoas”, concluiu. Assim como a maestrina Dulce Primo, o promotor de Justiça Régis Sartori não pôde comparecer à solene para a entrega do prêmio, realizada na noite do último dia 7.
Delegado da Polícia Civil Luiz Alberto Cartaxo Moura recebe congratulações
Os vereadores de Curitiba entregaram, também nesta terça (12), o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao delegado da Polícia Civil do Paraná Luiz Alberto Cartaxo Moura (077.00698.2023). Autor da proposição, Professor Euler (MDB) destacou o amplo currículo do homenageado, que já atuou como perito criminal e foi presidente da Associação de Criminalística do Paraná.
Servidor da Polícia Civil do Paraná desde 1979, Moura “ocupou a titularidade de várias unidades, como o Cope [Centro de Operações Policiais Especiais], o Tigre [Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial], a Divisão de Homicídios, a Divisão do Interior, a Divisão da Capital e a Escola Superior de Polícia”, contou Euler. Atualmente, é ouvidor da Polícia Civil do Paraná. "Não é por acaso, é por mérito, justamente por saberem que, nesta função tão importante, haveria alguém capacitado, gabaritado para isso, por toda a história do senhor na polícia”, finalizou o autor das congratulações.
Idealizadora do Projeto Reciclando Vidas, Andrea de Barros recebe homenagem
Já na segunda-feira (11), Rodrigo Reis (União) concedeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à professora Andrea de Barros Netto. A proposição frisa os "excelentes serviços prestados na área da educação" em Curitiba e a atuação da educadora como a idealizadora do Projeto Reciclando Vidas, "por servir com eficiência e sem recompensa financeira pessoal” (077.00251.2023).
A homenageada “atuou no segmento de educação infantil por 27 anos, onde fez 38 planos municipais de educação”, relatou Reis. No segmento imobiliário, continuou o vereador, ela atua "há 15 anos como gestora de patrimônio empresarial e perita avaliadora imobiliária do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. É professora em curso de formação para corretores Técnicos em Transações Imobiliárias (TTI)”.
Vereadores homenageiam gestora hospitalar Jaqueline Moraes
Também na manhã da última segunda, Ezequias Barros (PMB) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à gestora hospitalar Jaqueline Moraes. Segundo o vereador, a homenageada tem 25 anos de experiência profissional na área da saúde, “atuando em vários setores administrativos em hospitais e instituições privadas de gestão em saúde” (077.00687.2023).
Barros contou que Jaqueline estudou administração e gestão hospitalar e, recentemente, ela “assumiu a gerência da qualidade em uma conceituada instituição privada, especializada no tratamento do câncer”. “Atua à frente de vários projetos inovadores, [...] também é precursora em gestão de projetos ligados à sustentabilidade financeira, agenda inteligente e ações de meio ambiente”, bem como campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Valor em Saúde", completou o autor. Acompanharam a entrega o marido da homenageada, Ezequiel Monteiro, e os filhos do casal, Jhanet e Isaque Moraes.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba