Luteranos serão agraciados na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 25/10/2007 18h35, última modificação 18/06/2021 06h31
Atendendo proposta do vereador Jorge Bernardi (PDT), a Câmara de Curitiba homenageará as igrejas luteranas do Brasil. A solenidade será nesta sexta-feira (26), às 20h, no Palácio Rio Branco. Segundo o parlamentar, o objetivo é destacar os luteranos pela passagem do seu dia, que é comemorado anualmente em 31 de outubro.
O luteranismo tem sua origem na Reforma Luterana, no século XVI, liderada por Martinho Lutero. Em 1824, chegou no Brasil, juntamente com a imigração alemã, concentrando-se no Sul e Sudeste e, em seguida, espalhando-se por todos os Estados do País. De acordo com o Senso de 2000, declaram-se como de confissão luterana no Brasil 1,6 milhão de pessoas. No Paraná, são cerca de 50 mil membros. As duas linhas luteranas são a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
Evangélica de Confissão
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) possui sede em Porto Alegre (RS) e estrutura-se em 18 sínodos (conjunto de comunidades e paróquias existentes em uma determinada área geográfica) com mais de 1,8 mil comunidades por todo Brasil. Em Curitiba, a primeira Comunidade Evangélica Luterana foi fundada em 1866 e, em 1876, foi inaugurada a primeira Igreja Evangélica Luterana do Paraná. Desde a sua origem, a IECLB tem nas comunidades sua base de sustentação mais importante.
Além das comunidades evangélicas, há as instituições educacionais e de obras sociais, como o Colégio Martinus, Casa do Estudante Luterano Universitário (Celu), Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba (Fatev), Lar Ebenezer e as creches Bom Samaritano I e II.
Evangélica Luterana
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) possui sede na cidade de São Pedro do Sul (RS). Segundo o parlamentar, em 2005 possuía cerca de 300 mil membros em quase 1,5 mil congregações e 600 pontos de missão nos País. Pertence à IELB, a maior universidade luterana e confessional do mundo, a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), mantida pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Celsp), de Canoas, RS.