Lupion será Vulto Emérito

por Assessoria Comunicação publicado 19/04/2005 16h00, última modificação 20/05/2021 16h54
O deputado federal Abelardo Lupion (PFL) será homenageado pela Câmara de Curitiba com o título de Vulto Emérito. O projeto de lei que concede a honraria foi aprovado nesta terça-feira (19), com unanimidade dos votos. Segundo o autor da iniciativa, vereador Fabio Camargo (PFL), 1º secretário da Casa, “Lupion é um dos maiores ruralistas do País. Sempre trabalhou com garra e competência para elevar o nome do Paraná no cenário político brasileiro”. Atualmente, é presidente estadual do Partido da Frente Liberal, PFL.
Nascido em 1952, Abelardo Luiz Lupion Mello é agropecuarista e empresário. Está em seu quarto mandato como deputado federal, sendo que na última eleição obteve mais de 120 mil votos. Foi eleito, por dez anos consecutivos, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Em 1998, a revista Veja o elegeu como melhor deputado da agricultura brasileira, “resultado de seu trabalho na coordenação de programas como o Reccop, Pesa, Banco da Terra. A sua atuação como relator da securitização, projeto que beneficiou mais de 520 mil produtores rurais em todo o Brasil, também foi importante para esse reconhecimento”, registrou o vereador.
Fabio diz, ainda, que Lupion é considerado a principal liderança ruralista em Brasília, atuando como interlocutor e negociador da Frente da Agricultura com as autoridades da área econômica.
“A homenagem é justa, pois ele é o deputado federal paranaense que mais trouxe recursos para a Prefeitura e para o Estado”, disse o parlamentar. Durante a votação, Fabio Camargo recebeu o apoio dos demais vereadores. Para Nely Almeida (PSDB), “além de ser um deputado federal representativo, é um homem convicto de suas posições”. Celso Torquato (PSDB) ressaltou que “é uma figura que fez história. Sempre fez muito por Curitiba e pelo Paraná”.