Lotéricos protestarão dia 30, vereadores estudam moção de apoio
“Faremos um ato em frente a Caixa [Econômica Federal] na avenida Paulista, em São Paulo, no dia 30 de março, para reivindicar os nossos direitos [dos lotéricos]. De 17 a 20 de abril, protestaremos em Brasília”, anunciou, nesta segunda-feira (20), Elétia Gomes, representante dos lotéricos independentes de Curitiba. Ela ocupou a tribuna da Câmara de Curitiba durante a sessão plenária desta segunda-feira (20), a convite do vereador Felipe Braga Côrtes (PSD). “É uma categoria importante. Vou propor uma moção de apoio”, adiantou o parlamentar.
Para Elétia Gomes, as mudanças estruturais na prestação do serviço nos últimos anos faz com que as lotéricas funcionem em situação semelhante ao serviço escravo. “Antigamente, as lotéricas só faziam jogos, que é de onde vem a maior parte do lucro. Agora a Caixa está implantando apostas pela internet. O cliente não precisa mair ir até a lotérica. Mas a gente paga seguro pela guarda do dinheiro que não é nosso, é da Caixa. Paga o carro-forte, que agora teve 60% de aumento”, enumerou, relatando que a lotérica recebe, em geral, R$ 0,28 por boleto. “Façam as contas de quantos clientes temos que atender para conseguir um salário”, afirmou.
“Pra Caixa está muito fácil, pois tem mão de obra barata, que reduz o trabalho do banco. Os lotéricos estão sobrecarregados. Temos filas a partir do quinto dia útil, então quem olha fala que os lotéricos são todos ricos, mas é um engano, pois as tarifas estão desatualizadas há 15 anos. É um engano, precisamos de apoio”, completou Elétia Gomes. A participação da representante dos lotéricos independentes na sessão foi acompanhada por outros membros do setor de dentro do plenário.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba