Lotéricas poderão ter porta de segurança

por Assessoria Comunicação publicado 19/03/2010 18h25, última modificação 29/06/2021 07h42
Não só agências bancárias, mas também casas lotéricas, postos de serviços bancários e demais estabelecimentos que prestem serviços semelhantes aos dos bancos deverão instalar porta eletrônica de segurança individualizada em todos os acessos destinados ao público. Esta é a proposta do vereador Serginho do Posto que será votada na próxima terça-feira (23), no plenário da Câmara. O projeto altera o artigo 1º da lei 8.397 de 1994, que torna obrigatória a instalação de porta de segurança nas agências bancárias.
O vereador justifica que é crescente o número de estabelecimentos que prestam serviços semelhantes aos bancários, mas sem qualquer comprometimento com a segurança ou o bem-estar dos usuários. Da mesma forma, tem sido crescente o número de assaltos a estes estabelecimentos, colocando em risco funcionários e clientes.
Outro destaque da próxima semana é o projeto de lei do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que determina que os postos devem afixar cartazes no tamanho 30x30 centímetros, com fundo vermelho e letras brancas, nas portas de entrada das lojas de conveniência, alertando que é vedado o consumo de bebidas alcoólicas em toda a extensão da área abrangida pelo posto. O projeto acrescenta parágrafo único ao artigo 1º da lei 11.582 de 2005, que disciplina a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis da Capital. A pauta também será votada na terça-feira.
Obesidade mórbida
Outra proposta a ser analisada pelos vereadores na terça é de autoria do vereador Roberto Hinça (PDT) e permite à prefeitura efetuar descontos em impostos municipais a empresas que instituírem programas de estímulo ao emprego para portadores de obesidade mórbida. É considerado obeso mórbido o indivíduo com índice de massa corporal (IMC) superior a 40. O considerado saudável para um homem ou mulher adultos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é um índice entre 18,5 a 24,9.
Festa
Poderá ficar instituída oficialmente em Curitiba a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a ser realizada anualmente no mês de julho, próximo ao dia 16, data que celebra oficialmente o dia da santa. A proposta é de Tico Kuzma (PSB) e será votada na terça-feira. Ele acredita que a oficialização da festa, já realizada tradicionalmente pelos fiéis, promoverá maior divulgação e atrairá mais turistas para Curitiba. O evento hoje é organizado pelo Santuário de Nossa Senhora do Carmo, na Marechal Floriano Peixoto, junto ao terminal.
Alerta
Na segunda-feira (22), será votado projeto de lei do vereador Paulo Frote que prevê que edifícios públicos ou particulares com elevador devem manter afixados, junto às portas externas, plaquetas de advertência aos usuários com a seguinte informação: “Aviso aos usuários: Antes de entrar no elevador certifique-se de que o mesmo encontra-se parado neste andar”. A medida visa prevenir a incidência de acidentes com pessoas que caem no poço do elevador por não observarem que ele não está no mesmo andar, apesar de a aporta ter sido aberta. O descumprimento da lei, se aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito, prevê aplicação de multa de R$ 300, que será dobrada em caso de reincidência.