Lombada eletrônica deve diminuir acidentes

por Assessoria Comunicação publicado 20/05/2010 19h20, última modificação 29/06/2021 11h17
O vereador Professor Galdino (PSDB) informou que recebeu nesta quarta-feira (19), do secretário municipal de Governo, Luiz Fernando Jamur, a confirmação da instalação de lombada eletrônica na rua João Gava, na altura da Ópera de Arame, no Abranches. Na terça-feira (18), o parlamentar repassou ao secretário o abaixo-assinado encabeçado pelo comerciante Jairo Araújo da Cunha, que recolheu cinco mil assinaturas dos moradores do bairro.
“Cunha, mais conhecido por ‘Gaúcho da Ópera’, reivindica a construção de travessia elevada para que motoristas reduzam a velocidade no trecho em declive da pista. A prefeitura, no entanto, considerou mais eficiente a instalação de lombada eletrônica. A velocidade permitida será de 40 km/h e o infrator será penalizado”, diz Galdino.
Segundo o parlamentar, “o compromisso da prefeitura de instalar a lombada eletrônica no prazo de menos de um mês aponta o interesse do poder público em zelar pela população curitibana e exigir o respeito às leis.”
Campanha
“Dono de loja de lembranças no entorno da Ópera de Arama, Cunha vem promovendo, desde 2006, campanha para conscientizar os motoristas a respeitarem a faixa de pedestres. Montado num triciclo, carrega um banner com os seguintes dizeres: ‘O Brasil respeita a faixa. Só Curitiba não’, diz o vereador.
Professor Galdino lembra que “a campanha pelo respeito à faixa de pedestres também faz parte do cronograma elaborado pela prefeitura, incluindo a afixação de cartazes educativos nos ônibus e na promoção de escolinhas de trânsito, com participação de crianças, jovens e adultos.”
De acordo com ele, “a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e o fato de Curitiba ter sido escolhida como uma das subsedes pode fazer com que a campanha seja intensificada. Cidades como Brasília, Gramado (RS), Balneário Camboriú (SC) e Maringá, no Norte do Paraná, promoveram ações semelhantes e obtiveram ótimos resultados.”
Adesivos
Para colaborar, Galdino mandou confeccionar adesivos com os dizeres “Eu respeito a faixa de pedestres” e deve distribuir o material em ruas de maior movimento de veículos. “Queremos todos engajados nessa luta e que passem a ideia adiante”, assinalou.