Logradouros curitibanos terão nomes de mestre de muay thai e professora

por Assessoria Comunicação publicado 22/08/2016 14h25, última modificação 08/10/2021 07h37

O plenário acatou, na sessão desta segunda-feira (23), duas denominações de logradouros públicos. Uma das homenagens, aprovada pela Câmara Municipal em primeira votação unânime, será ao atleta curitibano de muay thai José Seixas Junior, o Mestre Zito (009.00016.2016). Um dos primeiros alunos da academia Chute Boxe, ele foi professor de nomes como Murilo Ninja, Mauricio Shogun, Wanderley Silva e Hiroky Nakashima.

Mestre Zito faleceu em março deste ano, vítima da síndrome Guillain-Barré. Em abril de 2015, quando recebeu na Casa o prêmio Mérito Esportivo, já estava doente. “Ele nasceu em Curitiba, em uma família muito carente. Foi uma grande batalhador. Teve pelas mãos de Rudimar Fedrigo essa grande oportunidade, na Chute Boxe, onde se tornou faixa preta, e foi convidado a ser professor na academia. Infelizmente foi levado muito jovem [completaria 50 anos no dia 20 de agosto]”, acrescentou o autor do projeto.

Diversos parlamentares participaram do debate em plenário. Foi destacada, por exemplo, a atuação de Mestre Zito na área social. “Foi um professor não apenas de artes marciais, mas um guia de muitos jovens”, afirmou uma vereadora. “Ele chegou a fazer uma escolinha no Parolin. A denominação poderá ser lá”, sugeriu vereador. “A palavra mestre tem vários significados, como honradez. Ajudou na formação do caráter de muita gente”, homenageou outro parlamentar.

Homenagem a professora
A denominação de logradouro de Professora Regina Pegoraro Sponholz – nascida na cidade em 1948 e falecida em 2003 – foi aprovada em segundo turno unânime e seguirá para a sanção do Executivo (009.00014.2016). Jarbas Durval  Sponholz, Rodrigo Pegoraro  Sponholz e Clarindo Pegoraro  Sponholz, familiares da homenageada, acompanharam a votação.

O autor destacou a importância de Regina na área educacional. Formada em Ciências Sociais e em Biblioteconomia, foi professora universitária, inclusive da UFPR (Universidade Federal do Paraná), e diretora da Biblioteca Pública do Paraná.

“Ela foi embora muito cedo, mas o pouco que permaneceu deixou sua marca. Os alunos têm dela com certeza uma lembrança positiva”, disse uma parlamentar que estudou com Regina. Outro vereador, em apoio à proposição, defendeu que “ao homenagear [com a denominação], estamos homenageando o legado da família”.

Restrições eleitorais
Durante o período eleitoral, nas notícias divulgadas pela Câmara de Curitiba, ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas) a autoria das peças legislativas – projetos de lei, requerimentos ao Executivo, pedidos de informação, moções e sugestões, por exemplo. Dos 38 parlamentares atuais, 32 são candidatos a reeleição – logo restrições também ocorrerão na cobertura do plenário e das comissões temáticas, para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois serão escolhidos neste ano a chefia do Executivo e os vereadores da próxima legislatura (2017-2020).