Logradouro público pode ser batizado de Ivo Arzua, ex-prefeito
A vereadora Julieta Reis (DEM) e outros vereadores propuseram a denominação de um logradouro em Curitiba com o nome de Ivo Arzua Pereira, prefeito eleito de Curitiba entre os anos de 1962 e 66. Apresentado nessa terça-feira (17) em plenário, o projeto destaca aspectos importantes da biografia do ex-prefeito (009.00026.2015), que propôs a revisão do primeiro Plano Diretor de Curitiba.
Nascido na cidade de Palmeira em 29 de abril de 1925, formou-se em engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 1948. Por ocasião das comemorações relativas ao centenário da Emancipação política do Paraná, em 1953, Ivo Arzua foi designado responsável pelas obras do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.
Eleito prefeito de Curitiba em 1962, Ivo Arzua propôs a revisão do primeiro Plano Diretor de Curitiba que foi formulado pelo urbanista francês Alfred-Donat Agache em 1943. Para a elaboração do novo plano e sua posterior execução, Arzua criou do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), em 1965 (leia mais sobre o tema na série de matérias publicada pela Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal sobre a história dos planos diretores de Curitiba).
Além disso, ele também criou a URBS e foi o responsável “pelo alargamento das ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano e XV de Novembro”, lembra a justificativa. Outra iniciativa de Arzua foi a criação do primeiro espaço exclusivo para uso de pedestres na travessa Oliveira Belo, entre a praça Zacarias e a avenida Luiz Xavier.
Após sua experiência no Executivo Municipal, Ivo Arzua foi nomeado ministro da agricultura pelo então presidente Arthur da Costa Silva, entre os anos de 1967 e 1969, mas abandonaria o cargo com a posse do presidente seguinte, Emílio Garrastazu Médici. O ex-prefeito lecionou na UFPR e na Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), sendo autor de várias obras, como "No século XXI e no II milênio, há que continuar semeando", lançada em 2001.
Outra atividade desenvolvida pelo ex-prefeito foi a de provedor da Santa Casa de Misericórdia. Ivo Arzua faleceu no dia 9 de setembro de 2012. Os vereadores proponentes afirmam na justificativa que Ivo Arzua Pereira “está entre os grandes prefeitos da história desta cidade; que honrou a prefeitura de Curitiba no exercício de seu mandato”.
Além de Julieta Reis, assinaram a proposição os vereadores: Ailton Araujo (PSC), Beto Moraes (PSDB), Bruno Pessuti (PSC), Helio Wirbiski (PPS), Tito Zeglin (PDT), Paulo Salamuni (PV), Pedro Paulo (PT), Professora Josete (PT), Rogerio Campos (PSC), Pier Petruzziello (PTB), Jairo Marcelino (PSD), Dona Lourdes (PSB), Sabino Picolo (DEM), Zé Maria (SD), Jorge Bernardi (Rede) e Serginho do Posto (PSDB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba