Livro do IPC, visita de alunos e mais notas do dia 13 de setembro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 13/09/2022 13h45, última modificação 13/09/2022 14h19
Pronunciamentos e debates em plenário, registros, proposições lidas no pequeno expediente, visitas e outros conteúdos.
Livro do IPC, visita de alunos e mais notas do dia 13 de setembro

Notas da Câmara Municipal de Curitiba do dia 13 de setembro. (Arte: Arquivo/CMC)

Livro do IPC*
Os vereadores receberam exemplares do livro “Histórias e memórias do Instituto Paranaense de Cegos”, de Manoel Negraes. A obra conta histórias de personagens e curiosidades que fizeram parte dos 80 anos de trajetória da entidade. “A instituição presta um serviço fundamental às pessoas com deficiência, onde muitas famílias acabam sendo beneficiadas. Para seu funcionamento, o instituto necessita de nosso auxilio”, frisou Marcos Vieira (PDT). O Instituto Paranaense de Cegos (IPC) foi representado por Marconni Gaboge de Mendonça, Daniel Tragoso e Veranice Ferreira.

 >> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Visita em plenário I*
Grupo de alunos do 7° e do 8° anos do Colégio Anchieta, acompanhados da professora Wania Schereiber, conheceram a Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A visita tinha como objetivo o estudo de ideologia, política e bem-estar social, desenvolvidas na disciplina de Geografia, e foi guiada pelo diretor da Escola do Legislativo, Carlos Barbosa.

Visita em plenário II*
Também foi recepcionado em plenário o ex-vereador Borges dos Reis. Ele exerceu mandato na 11ª (1993-1996) e na 12ª legislaturas (1997-2000).

Vitória Régia*
A revitalização em ruas e calçamento do conjunto Vitória Régia, no bairro CIC, mais uma vez foram citadas em plenário. Segundo parlamentar, os moradores da região cobram celeridade na retomada e consequente conclusão das obras. “A Prefeitura e a Secretaria de Obras assumiram o compromisso de que, em outubro, a obra será retomada”, relatou Toninho da Farmácia (União).

Segurança no trânsito*
Requerimento questiona a Prefeitura Municipal de Curitiba sobre a possibilidade de se ampliar a segurança do trânsito para pedestres e escolares em frente à Escola Global Excellence, localizada na rua Pedro Demeterco, número 489, no bairro Jardim das Américas (062.00591.2022).

Segurança em eventos*
Os requisitos legais e normativas de segurança para eventos de médio e grande porte, bem como a realização de fiscalização quanto ao cumprimento dos requisitos de segurança, fazem parte de pedido de informações à Prefeitura de Curitiba (062.00592.2022).

Transporte público*
Protocolado na CMC pedido de informações à Prefeitura de Curitiba sobre os ônibus madrugueiros do transporte público com os dados referentes a itinerários, horários e quantidade de veículos disponíveis a população nos anos de 2019 a 2021 (062.00593.2022).

Terrenos abandonados*
Foi protocolado na CMC um pedido de informações à Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e TI (SMAP) com pedido de esclarecimentos sobre os terrenos de indicações fiscais 85.095.010 e 85.095.011, atualmente abandonados, bem como se existem planos para a utilização dos imóveis (062.00594.2022).

Armazém da Família*
Requerimento pergunta à Prefeitura de Curitiba se os Armazéns da Família vendem ração para cães e gatos (062.00595.2022).

Restrições eleitorais I
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

Restrições eleitorais II
Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba