Lions Batel lembrado nos 50 anos de fundação
Entre as diversas atividades realizadas em comemoração ao jubileu de ouro do Lions Clube Curitiba Batel, a Câmara Municipal, por iniciativa do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), prestou homenagem nesta semana. A saudação foi feita pelo vereador Algaci Tulio (PMDB), que saudou o governador do Lions Club Internacional, Toshiro Ida, e o presidente do Lions Clube Batel, Carlos Eugenio Carneiro de Melo. Foi durante sessão plenária no Legislativo municipal. "Durante esses 50 anos, o Lions Batel desenvolveu inúmeras ações comunitárias e de interesse da população, dentro do rígido código de ética do leonismo mundial", afirmou.
Algaci Tulio, integrante do clube, sintetizou o histórico do Lions desde a fundação, em 1917, em Chicago (EUA), até os dias de hoje. "Atualmente, existe em 207 países, conta com 45 mil clubes e 1,3 milhão de associados, constituindo a maior organização social de serviços do mundo", avaliou. "O Lions Batel participa do programa da ONU de impacto global e das metas do milênio, tendo contribuído com sugestões", acrescentou Túlio.
A cerimônia oficial de aniversário, realizada no último dia 14, juntamente com a abertura da Semana da Consciência Negra, na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, foi comentada pelo presidente do Lions Batel, Carlos de Melo, que destacou projetos e ações que visam resgatar a cidadania e auto estima da população. Entre eles, o projeto Zumbi Mauá Ação Ecológica, premiado por várias vezes por sua relevância social.
Na sequência, Toshiro Ida, governador do Lions Club Internacional, explicou aos vereadores que o projeto socioambiental, idealizado pela FAE Centro Universitário, surgiu com o objetivo de desenvolver ações que contribuam na melhoria das condições de vida dos moradores da Vila Zumbi dos Palmares e do Centro Industrial Mauá, naquele município. Hoje, enfatizou, mais de 34 instituições fazem parte do projeto. "O projeto Zumbi Mauá também busca incentivar ações de longo prazo nas áreas de educação, cultura e capacitação profissional, despertando uma nova consciência sobre a dignidade da pessoa humana e responsabilidade em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade do planeta", concluiu.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba