Linha Inter-hospitais funciona há 8 anos

por Assessoria Comunicação publicado 15/08/2005 17h25, última modificação 31/05/2021 08h44
A linha de transporte coletivo Inter-hospitais completou 8 anos de funcionamento na semana passada. A linha foi implantada em 1997, a partir de projeto do vereador Ney Leprevost (PP). "O Inter-hospitais foi criado para facilitar o transporte das pessoas que necessitam se locomover aos principais hospitais da cidade", analisa o parlamentar, que comemorou a data com "muita alegria, porque o projeto significou avanço na vida dos curitibanos, comprovado através de pesquisa". Segundo informações da Urbs - empresa gerenciadora do transporte coletivo - em junho a linha atendeu média de 700 passageiros em dias úteis.
Segundo Leprevost, essa linha trouxe inovações no transporte coletivo. "Foi a primeira linha no Brasil a atender pacientes carentes, com ônibus adaptado para portadores de deficiência, sistema de áudio na chegada dos pontos de parada, elevador e espaço especial para cadeirantes. "Foi uma revolução com a quebra de barreira para portadores de deficiência", analisa o parlamentar, lembrando que o projeto merece incentivo da Prefeitura. Agora, Leprevost defende a ampliação da frota.
Trajeto
O vereador conta que o projeto nasceu no Hospital de Clínicas. A voluntária irmã Glaci, uma religiosa, teve a idéia, junto com Fernando Miranda, então presidente da Associação dos Amigos do HC. A proposta foi apresentada a Leprevost, que a transformou em projeto. O Inter-hospitais tem em seu trajeto os principais hospitais da cidade. Entre os pontos estão a Clínica de Fraturas, o Instituto de Medicina, o Laboratório Frischmann Aisengart, a Unimed, hospitais Osvaldo Cruz, Cajuru, das Nações, de Clínicas, Evangélico, Militar, Nossa Senhora das Graças, Pequeno Príncipe e rodoferroviária.