Lideranças participam dos 40 anos da Celu

por Assessoria Comunicação publicado 03/03/2010 18h30, última modificação 29/06/2021 06h48
O vereador Omar Sabbag Filho (PSDB) participou, nesta semana, das comemorações dos 40 anos de fundação da Casa do Estudante Luterano (Celu). Junto com o prefeito Beto Richa, moradores e diretores, o parlamentar visitou a casa, instalada na rua Carlos Cavalcanti, no centro, que oferece 88 vagas a universitários. Por enquanto, 75 estão ocupadas por estudantes de diversas cidades do Brasil e países africanos,
Os convidados foram recepcionados pelo presidente da casa, Edson Luiz Lau Filho, que saudou os presentes declarando que “a vinda de lideranças do Paraná, como Omar Sabbag Filho, dos deputados Augustinho Zucchi e Gustavo Fruet e, principalmente, de Beto Richa é de suma importância na consolidação do nome da Celu como entidade que muito orgulha a nossa cidade e o nosso Estado. É por isso que comemoramos os 40 anos da Celu com muita honra e orgulho de nossa história.”
“Uma história de lutas e de muitas vitórias, mas como consta na placa alusiva aos 40 anos: A vida só se vive olhando para frente. E ao olharmos para frente, podemos perceber que temos muitos desafios. Assim como a Celu fez no passado, vamos encarar esses problemas de frente para que possamos entregar a Casa em segurança às futuras gerações”, acrescentou.
Também compareceram à cerimônia o deputado federal Gustavo Fruet, os secretários municipais José Richa Filho, da Administração; Luiz Fernando Jamur, do Urbanismo, e Rui Hara, do Governo Municipal, o vereador de Maringá Evandro Júnior e o deputado estadual Augustinho Zucchi, ex-morador da Celu.
Futuro
Para Omar Sabbag Filho, a Celu é uma das importantes instituições que a cidade e, em especial a comunidade luterana, oferece aos universitários vindos de outras regiões em busca de formação profissional. “A unidade oferece vivência que promove valores de cooperação, solidariedade e participação política, contribuindo para que, no futuro, esses  jovens se tornem líderes éticos e, assim, devolvam à sociedade o apoio que receberam”, completou.
A Celu foi fundada em 28 de fevereiro de 1970 pelo pastor alemão Richard Wangen, que veio ao Brasil para ações missionárias. Os estudantes podem ficar na Casa pelo período dos cursos universitários e, posteriormente, por mais um ano. Todo o semestre é feita seleção de novos moradores, sendo avaliados critérios sociais, culturais e econômicos.
Por mês, os estudantes pagam R$ 135. O valor é usado para manutenção do local, incluindo o pagamento de salários de três funcionários, contas de luz e água. Os moradores também ficam responsáveis pela limpeza e alguns reparos na Casa.
Programação
Em comemoração aos 40 anos, os estudantes que vivem na casa estão organizando longa programação festiva. No dia 24 de abril, será oficializado culto de ação de graças. Em 19 de junho, será oferecido jantar beneficente e, em 15 de agosto, haverá o encontro de ex-moradores. A estimativa é de que, desde 1970, já tenham morado no local cerca de 900 jovens.