Lideranças atuantes no Cajuru são homenageadas na Câmara de Curitiba
Por iniciativa do vereador João da 5 irmãos, a Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira (24) a entrega do prêmio Líderes que Inspiram. (Fotos: Carlos Costa/CMC)
Nesta segunda-feira (24), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma sessão solene alusiva ao prêmio Líderes que Inspiram, de iniciativa do vereador João da 5 Irmãos (MDB). Propositor da homenagem, o próprio parlamentar presidiu o evento.
Compuseram a mesa: inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, comandante da Corporação da Guarda Municipal (GM); Rodrigo Sozzi, chefe do Núcleo Regional da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) do Cajuru; Ozires de Oliveira, gerente de Operações do Instituto Curitiba de Informática (ICI); e Tiago Cavichollo, articulador regional da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba.
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube
Força de vontade, dedicação e disciplina
O vereador João da 5 Irmãos agradeceu a presença de todos e disse que a sessão representa um momento de alegria e de reconhecimento pela inspiração proporcionada pelos homenageados. “Para vencer, não basta ter talento. É necessário força de vontade, trabalho, dedicação e disciplina. Vocês, mais do que ninguém, sabem disso” disse o parlamentar. Ele destacou que os homenageados, cada um em sua atividade específica, inspiram a todos em volta, sendo exemplos a serem seguidos. “Liderança é a habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva. Esta motivação vem mais pelas ações e atitudes do que propriamente pelas palavras ditas”, conceituou João da 5 Irmãos.
O vereador disse que a maioria dos homenageados realiza atividades no bairro Cajuru ou nos bairros que pertencem à Regional Cajuru. Ele discorreu os motivos que o levaram a homenagear cada um deles. Foi o caso, por exemplo, de Rodrigo Sozzi, chefe do Núcleo Regional da SMELJ do Cajuru, que realiza um excelente trabalho, inspirando sua equipe com diálogo e de forma democrática. Outro mencionado foi Alexsandro Ramthun Neima, do Floorbal Recanto Esperança.
“Você percebe quando a pessoa fala com o coração sobre o seu projeto e eu senti isso quando Neima falou do Campeonato Panamericano [de Floorball]”. Além do floorball, o vereador destacou uma ação social ligada ao xadrez de Ana Freire, que tem o projeto de ensino do jogo xadrez no Colégio Maria de Lourdes Pegoraro. João da 5 Irmãos citou o fato de que a prática do xadrez é um importante instrumento de estímulo do raciocínio em crianças e da manutenção do raciocínio em idosos.
Também foram mencionados por João da 5 irmãos os homenageados relacionados a atividades na área social. “Eu, que sou vereador de mandato de bairro, sinto orgulho dos valores que a gente encontra por Curitiba, especialmente no meu caso, no bairro do Cajuru, onde nasci há 48 anos”, disse o vereador que complementou afirmando que muito já foi feito pela região, mas ainda há mais a ser trilhado. Rosângela Silva, da Rede Esperança, do Capão da Imbuia, teve seu trabalho citado com louvor por João da 5 Irmãos. Ele também destacou Sidnei Silva, o Mestre Sidnei, quem, nas palavras do vereador é um “exímio dançarino, sempre militando nas causas sociais, sendo uma referência do Cajuru”.
No âmbito educacional, o vereador lembrou do trabalho da homenageada
Edelangela Viana, criadora do Mulheres pelo Cajuru, iniciativa que inspirou a lei do Banco de Emprego para Mulheres Vítimas de Violência. (Lei Municipal 15.972/2022), que prevê o acesso prioritário da mulher em situação de violência às ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional, visando à busca e à manutenção do emprego, com o respeito a seu perfil vocacional e interesses. “Uma legislação elaborada para quer as mulheres vítimas de violência possam ter autonomia financeira e não mais depender dos seus agressores”, disse João da 5 Irmãos, que concluiu afirmando que os homenageados são líderes que inspiram e que fazem o mundo valer a pena.
Focar no ser humano
Ozires de Oliveira, gerente de operações do ICI, teceu considerações sobre o conceito de liderança. Para ele, ser líder pressupõe uma visão panorâmica dos contextos e das interações entre as pessoas envolvidas e a inobservância dessa característica fundamental encaminhou o mundo para uma crise do próprio conceito de liderança: “Exercer a liderança é um privilégio e uma responsabilidade. Líderes são seres humanos e as pessoas precisam olhar para alguém que as conduza em direção a uma meta de maneira inspiradora.
Ozires exaltou a iniciativa dessa homenagem que, em sua visão, valoriza pessoas que realmente contribuem para a transformação da cidade. “É muito bom saber que temos tantos líderes no Cajuru”, disse ele. Atuante no ICI há 24 anos, Ozires está à frente do serviço 156 desde 2010. “A Guarda Municipal, o Esporte, a educação, a saúde e todas as demais áreas da administração pública são vitais, e o 156 tem esse potencial de olhar para todas as necessidades que chegam ao Executivo Municipal”
Ele lembrou que o 156 teve início em 1984, significando uma verdadeira democratização do acesso aos serviços públicos. “Todo e qualquer cidadão, independente de classe e renda pode acessar. Trata-se de um trabalho feito com a participação de muitos e que, no ano passado, registrou 12,3 milhões de atendimentos. Como líder, meu trabalho é o seguinte: focar no bem estar do ser humano para que, consequentemente, os objetivos organizacionais sejam atingidos”, finalizou.
Líderes que engrandecem o serviço público
O inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, comandante da Corporação da Guarda Municipal (GM) declarou estar honrado e emocionado por participar do evento. “São momentos que fazem a diferença, pois ao todo minha carreira no serviço público soma 36 anos. Nosso trabalho é servir, e quando há o reconhecimento pelo esforço, a gente fica feliz”, disse ele. Rodrigo Sozzi, chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Esportes do Cajuru, disse ter completado15 anos como servidor público municipal: “Eu tenho de fazer jus aos líderes que me inspiraram. Alguns futuros líderes estão presentes. Muitos são servidores que engrandecem o serviço público, sempre buscando melhorias para a comunidade.
Thiago Cavichollo, articulador regional da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba, iniciou sua carreira no órgão no Armazém da Família do Cajuru, onde permaneceu por sete anos. “Conheço a região e recentemente voltei a atuar no Cajuru em outros assuntos, sempre na liderança de equipes. Conheci outros programas, entre eles o das Hortas Comunitárias, que é organizado por cadeias de pessoas lideram processos diversos e todas são fontes de inspiração”, disse ele Cavichollo, que destacou também o programa Mesa Solidária, realizado na Vila Agrícola.
Mulheres são mais cobradas que homens
Em nome dos homenageados falou Andreia Andrejveski de Macedo, que atua na Guarda Municipal há 15 anos. Bacharel em Direito e pós-graduada em Direitos Humanos, Andreia também uma ativista da causa animal. “Sou também da diretoria social da Associação dos Moradores do Jardim Botânico e conselheira do Conseg da região. Estas atividades me possibilitaram enxergar a cidade com outros olhos”, disse ela, que conheceu o vereador João da 5 Irmãos quando trabalhou na Regional Cajuru: “Levei para o vereador algumas demandas da Guarda Municipal do Cajuru e ele encampou as sugestões. Em breve teremos um módulo novo para atender a Regional”.
Andreia ressaltou que, dos 27 nomes homenageados, 17 são mulheres, o que significou para elas uma grata surpresa. “Nós, mulheres, sempre vivemos em prol dos outros. Somos filhas, esposas e até nas nossas profissões a gente se doa para ajudar os colegas de trabalho e, no final, a gente não dá a atenção que devia dar a si própria”, afirmou. Ela disse que, quando uma mulher está num cargo de liderança, ela sofre todo tipo de perseguição e tem seu trabalho tolhido de muitas formas. “Vocês, mulheres que lideram, são guerreiras. No exercício da liderança, mulheres são muito mais cobradas que os homens”, declarou a integrante da GM.
Veja fotos do evento no Flickr da CMC
Homenageados
Alexsandro Ramthun Neima
Ana Eiry Santana Freire
Andrea Gimenez Costa
Andreia Andrejveski de Macedo
Benedita Galvão dos Santos
Cristiane Souza Basso
Dayane Aparecida Mendonça Calhari
Edelangela Macena Viana
Elaine Figueira Zanini
Emerson Marcelo de Freitas
Flávio Pereira Ramalho
Isis Kari Seixas da Cunha Borowiak (Isis do Povo)
Junia Celle da Costa Silva
Lucimara Pires Xavier
Luiz Carlos Galdino
Maria Dinoraci Rodrigues dos Santos
Maria Luisa Oliveira Silva
Marilize Goes de Oliveira Espírito Santo
Nelci Freitas Corrêa
Ozires Pereira de Oliveira
Paulo Pio
Paulo Zanon
Renata Melink Tucholski
Rodrigo Branco Sozzi
Rosângela Silva
Rosilda de Fátima do Espírito Santo
Sidney Francisco da Silva (conhecido como Mestre Sidney)
Thiago Cavichiollo
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba