Líder sugere projeto para beneficiar atletas

por Assessoria Comunicação publicado 29/10/2010 18h20, última modificação 01/07/2021 08h39
O líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSB), vai sugerir ao governador eleito Beto Richa (PSDB) a instituição de uma política estadual para patrocinar atividades esportivas, tendo em vista a realização em nosso país da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Segundo o vereador, que também preside a Comissão Especial da Copa FIFA de 2014 no âmbito do município, a política seria elaborada a partir dos diversos mecanismos legais que regulam o setor, como a Lei do Incentivo ao Esporte, e desenvolvida a partir de empresas públicas como a Copel, Sanepar, Cohapar e outras.
Segundo Mario Celso, a regulamentação também poderá atingir a prática de esportes paraolímpicos, uma vez que o país também sediará uma disputa internacional neste setor também em 2016. “A adoção de uma política de patrocínio oficial servira de estímulo para a formação de atletas curitibanos e paranaenses visando a participação nas próximas Olimpíadas, criando um grande projeto que poderá retirar das ruas ou das drogas vários jovens que tem potencial esportivo latente”. O vereador lembrou que o momento é muito bom, pois segundo ele “Beto Richa é um esportista nato, incentivador do esporte e atleta. Ele sabe identificar e reconhecer valores e, com certeza, será um apoiador deste projeto”.
O vereador, que também é vice-presidente da União dos Vereadores do Paraná, lembrou que um projeto deste porte contará com a participação e apoio de todas as Câmaras Municipais, que ajudarão a encontrar valores esportivos, revelando novos atletas para  as cores paranaenses. A Lei de Incentivo ao Esporte permite patrocínios e doações para a realização de projetos esportivos sejam descontados do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas. Seus projetos devem ser realizados preferencialmente em comunidades de vulnerabilidade social.
Ainda segundo o líder do prefeito, aliados aos mecanismos institucionais para patrocínio ao esporte, o futuro governador certamente tem esta visão esportiva e social e tem seu programa de governo  uma atenção especial ao esporte, principalmente porque seráo o Governador da Copa do Mundo 2014.
“Não tenho dúvida de que a Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíadas, o esporte será o grande tema do Brasil pelos próximos seis anos, gerando obras, empregos e benefícios sociais em diversos segmentos e será uma grande oportunidade para que se estabeleça estes avanços, recolocando o Paraná na primeira linha do cenário nacional”, completou Mario Celso, que também foi o criador do projeto do “Vale Atleta” na Câmara Municipal de Curitiba e autor da lei que definiu a Política Municipal do Esporte no Município de Curitiba.