Líder sugere operação concentrada: temporais

por Assessoria Comunicação publicado 01/11/2007 16h50, última modificação 18/06/2021 07h15
Considerando os reflexos que os temporais registrados nos últimos dias vêm tendo para a população de Curitiba, o líder do prefeito na Câmara Municipal, Mario Celso Cunha (PSB), está sugerindo à Prefeitura a realização de uma operação concentrada para desobstrução de bueiros e corte de árvores velhas que possam não resistir aos vendavais. Segundo o vereador, há previsão do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar) de que os temporais sejam cada vez mais freqüentes com a chegada do verão, o que pode provocar novas enchentes e quedas de árvores.
Lembrando que muitas residências ficaram sem energia por até mais de 24 horas, quando do último grande temporal, o vereador sugeriu que as secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente, com o apoio de outros setores da administração municipal, realizem uma operação concentrada nos pontos em que ocorreram maiores inundações e quedas de árvores. Mario Celso diz que o trabalho poderia ser iniciado pelos bairros mais afetados no último temporal, Santa Cândida, Bairro Alto, Boa Vista, Cabral, Ahú e Cristo Rei.
Mesmo destacando o trabalho que foi feito pelas equipes da Prefeitura, que atuaram durante vários dias cortando árvores caídas e outras que ameaçavam desabar, o vereador considera fundamental um trabalho preventivo de corte e poda. Também acha necessário que a limpeza de bueiros seja feita especialmente na área central de Curitiba, já que a queda de folhas provoca entupimento, o que leva ao alagamento de ruas e casas, como ocorreu especialmente na Rua Carlos de Carvalho e outras nas imediações.
“Temos que estar preparados para novos temporais. Por isso, é preciso uma ação preventiva, bem como a colaboração da população, evitando arremessar lixo nas ruas e alertando o 156 sobre a possibilidade de queda de árvores”, completa.