Líder sugere liberar canaletas para táxis
O líder do prefeito na Câmara de Curitiba, Mário Celso (PSDB), está sugerindo ao prefeito Beto Richa que determine a realização de estudos de viabilidade para liberar as pistas exclusivas de ônibus no sistema viário de Curitiba também para os táxis. Segundo o vereador, o crescimento acentuado do número de veículos em circulação seria um forte motivo, para a adoção de uma medida que já é posta em prática em cidades como São Paulo.
Sem ainda ter uma opinião definida a respeito da viabilidade de sua proposta, Mário Celso acha que a medida, se adotada, traria grandes benefícios não só aos motoristas de táxis como também aos passageiros, reduzindo o tempo das corridas e garantindo um fluxo mais ágil para os veículos. “Um estudo mais apurado por parte da Urbs e do Ippuc poderia avaliar a viabilidade desta propostas e se a mesma não traria prejuízos para o sistema de transporte coletivo de Curitiba, que é considerado modelo para o país”, explicou.
Funciona
Mário Celso disse que esteve recentemente em São Paulo e pode acompanhar o funcionamento do sistema. Inicialmente, os táxis podiam circular nas faixas exclusivas de ônibus em determinado horário, mas atualmente o trafego foi liberado. “Embora não se possa comparar o tráfego das duas cidades, na capital paulista a medida agradou a todos, especialmente aos usuários do sistema de táxis, que se livraram dos congestionamentos. A liberação também não prejudicou o sistema de transporte coletivo, vez que é possível aos táxis entrar e sair das pistas a qualquer momento, evitando-se filas e lentidão”, explicou.
O vereador lembra, entretanto, que Curitiba tem características diferenciadas de São Paulo, como canaletas, além de ônibus-biarticulados. “Acho, entretanto, que os técnicos do município poderiam avaliar em detalhes a proposta que, adotada, poderá vir em benefício de toda comunidade”, finalizou.
Sem ainda ter uma opinião definida a respeito da viabilidade de sua proposta, Mário Celso acha que a medida, se adotada, traria grandes benefícios não só aos motoristas de táxis como também aos passageiros, reduzindo o tempo das corridas e garantindo um fluxo mais ágil para os veículos. “Um estudo mais apurado por parte da Urbs e do Ippuc poderia avaliar a viabilidade desta propostas e se a mesma não traria prejuízos para o sistema de transporte coletivo de Curitiba, que é considerado modelo para o país”, explicou.
Funciona
Mário Celso disse que esteve recentemente em São Paulo e pode acompanhar o funcionamento do sistema. Inicialmente, os táxis podiam circular nas faixas exclusivas de ônibus em determinado horário, mas atualmente o trafego foi liberado. “Embora não se possa comparar o tráfego das duas cidades, na capital paulista a medida agradou a todos, especialmente aos usuários do sistema de táxis, que se livraram dos congestionamentos. A liberação também não prejudicou o sistema de transporte coletivo, vez que é possível aos táxis entrar e sair das pistas a qualquer momento, evitando-se filas e lentidão”, explicou.
O vereador lembra, entretanto, que Curitiba tem características diferenciadas de São Paulo, como canaletas, além de ônibus-biarticulados. “Acho, entretanto, que os técnicos do município poderiam avaliar em detalhes a proposta que, adotada, poderá vir em benefício de toda comunidade”, finalizou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba