Líder quer transporte melhor a deficientes

por Assessoria Comunicação publicado 28/11/2006 12h30, última modificação 14/06/2021 10h21

O vereador Mario Celso Cunha (PSDB), líder do prefeito na Câmara Municipal, está sugerindo que a Urbs realize estudos para que os ônibus do sistema de transporte coletivo passem a adotar mecanismos que atendam melhor as pessoas portadoras de necessidades especiais. Lembrando o recente acidente ocorrido com um deficiente visual, que caiu de uma plataforma de desembarque, o vereador disse que é preciso orientar e exigir das empresas a adoção de normas que atendam a quem tem dificuldades de locomoção.
Embora a função da Urbs seja apenas de fiscalização, o vereador considera que a adoção de práticas e equipamentos que atendam aos portadores de necessidades especiais "é uma questão de cidadania".
Sensor
Mario Celso lembrou que a empresa já tem algumas iniciativas em estudo, como um sensor infravermelho, para que a porta do ônibus só abra se estiver corretamente alinhada com a plataforma, evitando quedas, já que atualmente o motorista se baseia por uma marcação feita no asfalto.
"É preciso, entretanto, que outras medidas sejam adotadas para facilitar a vida de quem possui falta de visão ou dificuldades de locomoção", acrescentou, lembrando que Curitiba se notabilizou por ser a primeira cidade a implantar sinalização específica para cegos. Também deu exemplo ao instalar elevadores nas estações-tubo, possibilitando o embarque de cadeiras de rodas.
"Há necessidade de se aprimorar estas conquistas, inclusive buscando exemplos de cidades do primeiro mundo, onde as deficiências são amenizadas com benefícios e tratamento especial a quem é portador de deficiência motora, auditiva ou visual. Atender com atenção a estas pessoas é um resgate da dignidade humana", completou o vereador.