Líder faz esclarecimento sobre Aterro da Caximba

por Assessoria Comunicação publicado 14/08/2009 18h05, última modificação 25/06/2021 08h50
O vereador Mario Celso Cunha (PSB) esclareceu, nesta sexta-feira (14), que a iniciativa de se criar uma Comissão Especial da Caximba partiu da bancada de apoio à administração, com requerimento de autoria do vereador Roberto Hinça (PDT), com adesão dos  demais vereadores.
“A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem buscando soluções para manter a questão do lixo sob controle, inclusive criando procedimentos de reconformação, respeitando os limites topográficos fixados pelos órgãos ambientais. O atraso para resolver de vez o problema não é da prefeitura de Curitiba, mas da Justiça, pois o processo licitatório da indústria de processamento do lixo está parado”, explicou o líder do prefeito.
Outro ponto levantado foi a questão da agilização por parte do IAP (Instituo Ambiental do Paraná), que avalia o plano de encerramento do Aterro da Caximba. O vereador afirma que “a prefeitura já encaminhou a documentação para o IAP, mas até agora não conseguiu uma solução definitiva. Existem técnicos competentes para a avaliação, mas parece que está faltando vontade política. Com isso, a oposição faz o tradicional joguinho político-ideológico.”
Hoje, o Aterro da Caximba recebe mais de duas toneladas de lixo, provenientes de Curitiba e mais 15 municípios de região metropolitana. A área do Aterro é de 410 mil metros quadrados, sendo que a área destinada à disposição do lixo é de 237 mil metros quadrados.