Líder do prefeito atua no combate às drogas
O assustador crescimento do número de pessoas viciadas em drogas tem gerado uma preocupação constante dos governantes e legisladores, com um foco centrado na criação de alternativas e soluções que possam brecar este temível avanço. O vereador Mario Celso Cunha (PSDB) tem sido um guerreiro nesta área, com uma forte atuação nas leis antidrogas.
Autor da lei 7919, que criou a obrigatoriedade de inclusão de palestras preventivas de combate às drogas nas atividades da rede municipal de ensino e também um dos fundadores do Conselho Municipal de Entorpecentes, o vereador Mario Celso tem uma história de ações na prevenção às drogas, inclusive quando foi secretário municipal do Menor, na administração do prefeito Roberto Requião.
O líder do prefeito Beto Richa na Câmara destacou a ampliação das ações de combate às drogas na proposta de reformulação do PPA (Plano Plurianual), passando de apenas um programa para quatro programas, incluindo a prevenção, proteção social, recuperação e acompanhamento. Mario Celso falou que "tudo que se fizer nesta área reverte em benefício de toda a sociedade. Imagine a tristeza de uma mãe ao ver um filho se consumindo pelas drogas. Com os projetos sociais podemos reverter este quadro e dizer: imagine uma mãe vibrando de felicidade ao ver seu filho afastado das drogas e passando a atuar nos programas culturais e esportivos. Com muito esforço, isso é bem possível de se realizar".
Segundo o vereador, a Prefeitura de Curitiba tem diversas ações nesta linha, atuando com o Agente Jovem, com atendimento de 725 adolescentes nos nove núcleos regionais da FAS. Tem o Formando Cidadão, desenvolvido nos quartéis da Polícia Militar e nas unidades do Exército, com 165 adolescentes. Outro programa é o Circo da Cidade, com 100 crianças e adolescentes, além dos Centros da Juventude, com 130 jovens/mês. Mario Celso destacou, ainda, o programa Cara Limpa, que presta atendimento especializado em ambulatório e comunidade terapêutica a adolescentes que fazem uso de substâncias psicoativas, com acompanhamento familiar, atendendo, hoje, 166 adolescentes e 45 famílias/mês.
A Prefeitura mantém programas para crianças e adolescentes em diversas secretarias, envolvendo a FAS, Esporte e Lazer, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Cultura e tantas outras, com supervisão da Secretaria de Governo Municipal, com participação das administrações regionais. O prefeito implantou também o Conselho Municipal Antidrogas, órgão consultivo e fiscalizador das ações voltadas à redução do uso de drogas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba