Líder destaca frutos da viagem de Beto Richa

por Assessoria Comunicação publicado 17/04/2009 15h15, última modificação 24/06/2021 06h32

"A viagem do prefeito Beto Richa aos Estados Unidos teve um balanço muito positivo para a cidade de Curitiba, resultando em importantes financiamentos para gerar novas obras para a capital." A afirmação é do vereador Mario Celso Cunha (PSB) sobre o resultado da recente viagem do prefeito de Curitiba.
Segundo Mario Celso, o prefeito se reuniu com o secretário da vice-presidência do BID, Raul Tuazon, e com especialistas em infraestrutura da Divisão de Transportes da instituição. "Foi confirmado um contrato de R$ 114 milhões para habitação, sistema viário e Clube da Gente, ações importantes para o programa social da prefeitura de Curitiba", confirmou o líder na Câmara.
Beto Richa também se encontrou com dirigentes do Banco Mundial e empresários em Washington e assinou compromisso de irmandade de Curitiba com a cidade americana de Jacksonville. "Este documento vai reforçar o intercâmbio cultural entre as duas cidades, além de abrir uma frente ampla para trocas de experiências em diversas áreas da administração", disse o vereador. O prefeito convidou empresários a investir na capital. "Curitiba apresenta oportunidades consistentes para novos parceiros e está de braços abertos para receber todos aqueles que buscam qualidade de vida e prosperidade nos negócios", afirmou Richa.
Em Washington, diretores do Banco Mundial pediram ao autorização ao prefeito de Curitiba para que os projetos de transporte coletivo daqui sejam recomendados pelo banco como modelo para cidades em desenvolvimento da Ásia. Beto afirmou que, "mais uma vez, as soluções de Curitiba têm o reconhecimento internacional, por sua qualidade e sustentabilidade".
Mario Celso destacou também as palestras do prefeito no exterior. "Richa e Clever Almeida, presidente do Ippuc, falaram para um grupo de economistas e engenheiros do Banco Mundial sobre planejamento e sustentabilidade. Em Miami, o prefeito falou para 50 empresários americanos e brasileiros sobre oportunidades de investimentos em Curitiba".
Beto Richa foi recebido pelo prefeito de Orlando, onde assinou documento de cidade-irmã e também foi recebido pelo prefeito de Miami, Manuel Diaz. O embaixador do Brasil, Luiz de Araújo Castro, participou do encontro. O prefeito de Curitiba falou da Semana de Energia e no Fórum Mundial de Transporte. Representantes da Cidade no México ficaram encantados com o modelo de transporte de Curitiba e prometem tomá-lo como exemplo para resolver os problemas de sua cidade, cuja região metropolitana concentra mais de 20 milhões de habitantes e o trânsito é um caos. Os mexicanos pretendem visitar Curitiba nos próximos meses.