Líder destaca atuação premiada da Secretaria Municipal de Saúde

por Assessoria Comunicação publicado 19/02/2010 15h20, última modificação 28/06/2021 16h09
“São impressionantes os dados que apontam os índices de mortalidade infantil na cidade de Curitiba. Em 2009 foi o menor índice registrado na história da capital paranaense. Um saldo positivo de programas e ações desenvolvidas pela prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde”, destacou o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), que completou dizendo que “o programa Mãe Curitibana, criado pelo vice-prefeito Luciano Ducci, foi fundamental para a diminuição dos índices de mortalidade, incluindo a cobertura vacinal de crianças menores de um ano e de crianças de um ano, onde a prefeitura de Curitiba superou as metas de 95% de cobertura, fixadas pelo Ministério da Saúde para todas as vacinas”.
O vereador lembrou também das ações dos núcleos de apoio à Atenção Primária a Saúde, compostos por profissionais altamente qualificados, como farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e preparadores físicos. Cada equipe dá apoio de duas a quatro unidades de saúde com suporte para diversos tipos de ações, que vão de atividades físicas e corporais até saúde mental. Mario Celso destacou que “em 2009 foram 3.460 atividades realizadas pelo grupo, com 41.447 participações, um número significativo, beneficiando diretamente a população com ações de prevenção à saúde da criança, adolescente, gestante, idoso e outras”.
Um dos programas destacados nacionalmente é o de prevenção e detecção precoce do câncer bucal, uma causa importante de morbimortalidade. Foi elaborado um controle técnico por parte da Secretaria de Saúde, organizando a assistência em três níveis da atenção: primária, secundária e terciária. Foram realizadas capacitações para as equipes de saúde bucal das unidades básicas de saúde, além do controle do tabagismo, etilismo e outros fatores de risco. Mario destacou os números de 2009. “Foram realizados 8.830 exames bucais para a detecção de lesões bucais em usuários na faixa etária dos 40 anos em diante. Na atenção secundária foram realizadas 193 biópsias de tecidos da boca, além de 615 consultas odontológicas especializadas em Estomatologia. Ainda tivemos mais 48 pacientes para tratamento radioterápico e cirurgias oncológicas”.
Mario Celso também destacou o balanço dos 60 dias da lei antifumo, de autoria do seu colega Tico Kuzma (PSB). Uma lei já incorporada ao comportamento da população curitibana, evitando os danos da fumaça tóxica do cigarro. Foram 2.996 inspeções, sendo 950 por equipes específicas e 2.046 de rotina. 24 autuações de estabelecimentos e 21 multas, sendo que outras três estão em julgamento. Foram realizadas 98 reuniões com instituições públicas, sob orientação do prefeito Beto Richa e do vice Luciano Ducci, além de 28 ações educativas em terminais.