Líder aprova projeto do metrô

por Assessoria Comunicação publicado 02/03/2011 20h20, última modificação 06/08/2021 08h44
“Tenho certeza de que é factível e tem tudo para ser aprovado pelo governo federal.” O comentário é do líder do prefeito na Câmara, vereador João do Suco (PSDB), nesta quarta-feira (2), em relação à apresentação do projeto da primeira etapa do metrô de Curitiba, ocorrida pela manhã na prefeitura. Os vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), presidente do Legislativo, e Jair Cézar (PSDB), presidente da Comissão de Legislação, também participaram da reunião.
João do Suco disse que “o prefeito acertou na decisão de propor a execução do projeto em duas etapas. Assim ficou mais viável”. O vereador também endossou a ação política de Luciano Ducci em “buscar e conquistar o apoio de deputados federais, senadores e dos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Mirim Belchior (Planejamento)”. Para Jair Cézar, a obras vai transformar o transporte público da cidade, trazendo mais mobilidade e conforto aos usuários. Ele também sugeriu ao prefeito que seja pleiteada a isenção de impostos estaduais que incidem sobre o transporte, para ajudar a reduzir os custos e a tarifa.
O projeto que será inscrito no PAC da Mobilidade Grandes Cidades nos próximos dias deverá ter o sinal verde para implantação. João Suco explicou que, antes da inscrição, a prefeitura vai realizar uma audiência pública, em 15 de março, para avaliação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório do Impacto Ambiental, denominado EIA/Rima. O líder convocou todos os demais vereadores a participarem.
A primeira etapa do projeto tem 14,2 quilômetros e vai ligar com 13 estações, da Cidade Industrial à Rua das Flores, num custo orçado de R$ 2,25 bilhões. A obra completa tem uma previsão de investimentos de R$ 3,25 bilhões. Em toda a sua extensão, o metrô curitibano terá 22 quilômetros, três deles em via elevada e 19 subterrâneos, iniciando no Terminal CIC Sul até o Terminal Santa Cândida. Em todo o percurso, serão 21 estações com distâncias médias de um quilômetro.
João do Suco mostrou-se bastante satisfeito com o projeto, que trará grandes benefícios ao desenvolvimento da cidade. “Estamos mais do que confiantes. Com os recursos aprovados em Brasília, as obras do metrô podem começar já em 2012.”