Líder aplaude maior ação da Guarda Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 06/09/2006 18h15, última modificação 11/06/2021 08h18
A ampliação do papel da Guarda Municipal na gestão do prefeito Beto Richa foi destacada na Câmara Municipal de Curitiba pelo vereador Mario Celso Cunha (PSDB). “Embora pela Constituição a atribuição da segurança pública esteja a cargo do Estado, a Prefeitura de Curitiba vem dando valiosa colaboração no sentido da redução da criminalidade com o trabalho da Guarda Municipal, dentro de seus limites de competência, especialmente através de uma ação preventiva cada vez mais eficiente”, ressaltou o vereador.
O líder do prefeito na Câmara disse que a Secretaria Municipal de Defesa Social vem exercendo um papel cada vez mais atuante junto à população, sob o comando do coronel Itamar Santos. O vereador destacou vários programas que vêm sendo adotados na atual gestão, no sentido de implantar mais ações em defesa da comunidade, do patrimônio público e do meio ambiente.
Defesa
A ampliação dos quadros da Guarda Municipal, através da realização de concurso público; a aquisição de novos veículos para o contingente e a realização de cursos de aperfeiçoamento, inclusive junto à Polícia Militar foram ações que, segundo Mario Celso, aproximaram ainda mais a Guarda Municipal da população, ampliando as ações de defesa da comunidade.
Para o vereador, programas novos como o Ciclo Patrulha, que compreende a utilização de policiais equipados com bicicletas para patrulhamento dos parques municipais, “tornaram a presença da Guarda Municipal parte do cotidiano de milhares de curitibanos que buscam essas áreas para práticas esportivas e de lazer e que agora se sentem mais seguros com a presença do poder público municipal”.
Mario Celso destacou ainda o projeto da Guarda Mirim Municipal, que integra crianças, adolescentes e pais, trabalhando a hierarquia e a disciplina. “Junto às crianças, a Guarda Municipal vem se tornando a cada dia um fator de referência, seja através de palestras educativas, do teatro de fantoches levado às escolas ou do projeto musical Novo Acorde, ações que inovam a atuação policial voltadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, completou o vereador.