Líder aplaude as licitações ambientais

por Assessoria Comunicação publicado 22/02/2008 16h00, última modificação 21/06/2021 06h28
A decisão das secretarias municipais de Obras Públicas e Meio Ambiente de que, nas novas licitações de obras da Prefeitura de Curitiba, seja exigido o reaproveitamento de resíduos da construção civil foi aplaudida, na Câmara Municipal, pelo vereador Mario Celso (PSB). A determinação leva em conta decreto assinado pelo prefeito Beto Richa em agosto do ano passado, que agora está sendo posto em prática.
“Trata-se de mais uma medida que reforça o conceito de capital ecológica do País, que Curitiba ostenta ao longo das últimas décadas pelos exemplos que dá de respeito ao meio ambiente e de ações que levam em conta a sustentabilidade”, explicou o vereador. O material reciclado deverá ser utilizado prioritariamente na construção de calçadas e pavimentação de ruas.
Segundo o líder do prefeito, uma experiência positiva já foi realizada quando das obras de reforma da Marechal Deodoro, onde parte do petit pavê foi transformada em pedra brita, eliminado-se os resíduos.
As novas contratações de obras terão exigência para os que participam das licitações da utilização de materiais reciclados da construção civil, explicou o vereador, informando, ainda, que o prazo de seis meses para a entrada em vigor do decreto levou em conta a necessidade da elaboração de projetos prevendo o uso do material.
“Além de obras com menor custo, Curitiba dará uma grande contribuição ao meio ambiente, que será beneficiado com a redução da exploração de produtos naturais”, acrescentou Mario Celso, informando que a decisão da Prefeitura, que hoje já faz a coleta de entulhos em pequenas quantidades, está estimulando o surgimento de empresas especializadas em reutilizar este tipo de material, que garantem uma redução de custos de até 30% na aplicação de resíduos para a construção civil.
Antidrogas
Como autor da lei que obriga a realização de palestras contra as drogas nas escolas municipais e ex-secretário municipal do Menor, o vereador Mario Celso Cunha aplaudiu a criação de uma secretaria especial para combater o tráfico de drogas e agir na prevenção dos vícios tão nocivos à sociedade. “A escolha do delegado federal Francisco Francischini não poderia ter sido melhor”, disse, completando que “este homem tem uma marca positiva na defesa da sociedade, com atuação reconhecida internacionalmente. Ele vai agir em parceria com outros órgãos da Prefeitura, como Defesa Social, Educação e Fundação de Ação Social. O prefeito Beto Richa foi muito feliz na criação desta pasta e está sendo aplaudido pela população de Curitiba, que precisava deste apoio.”