Libertadores da América, morte na UPA e mais notas do dia 31 de outubro
Libertadores da América
No sábado (29), o Athletico disputou a final da Libertadores da América em Guayaquil, no Equador, contra o Flamengo. "Foi uma disputa histórica, muito importante, pela qual nós devemos parabenizar o time. Fomentou o entretenimento na cidade, com 50 mil pessoas em festividades", estimou Alexandre Leprevost (Solidariedade). O vereador elogiou a gestão de Mario Celso Petraglia, que "colocou o Athletico entre os maiores times do Brasil e do mundo". "Em breve, o time está disputando novamente este título", afirmou.
Morte na UPA
A vereadora Maria Leticia (PV) cobrou explicações da Prefeitura de Curitiba sobre a morte de Vitor Silva, no dia 24, na UPA Boa Vista, enquanto aguardava atendimento para uma crise de dor de garganta e falta de ar. "O Vitão, como era conhecido, era um homem trabalhador, negro, que precisava do SUS", disse. A parlamentar disse que a Secretaria Municipal da Saúde não tem prestado contas da gestão da UPAs, apesar de vários ofícios pelo mandato dela ao Executivo.
Amigos do HC*
Gustavo Stresser, analista de relacionamento da organização Amigos do HC, e Patricia Ramalho, gerente de captação, estiveram em plenário para convidar vereadores e servidores da Câmara de Curitiba para a atividade de prestação de contas da entidade. A apresentação da diretoria e dos conselheiros eleitos será realizada no próximo dia 30 de novembro no Teatro do CIEE de Curitiba.
Reconhecimento facial*
A vereadora Carol Dartora (PT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o impacto orçamentário e financeiro para efetivação do projeto de lei 005.00138.2022, que dispõe sobre a restrição do uso, pelo poder público, de tecnologias de reconhecimento facial que envolvam a segurança pública e identificação em massa de cidadãos em espaços públicos (062.00660.2022).
Condomínios*
Afirmando que moradores do bairro Umbará tem questionado o grande número de novos empreendimentos imobiliários na região, Mauro Bobato (Pode) enviou pedido de informação oficial ao Executivo requerendo quantos processos forma aprovados para aquela parte da cidade. O vereador quer que a Prefeitura de Curitiba indique quais são e qual seu estágio de implantação (062.00661.2022).
Semáforos*
Pedido de informações sobre o motivo da substituição de semáforos no Município, além da localização dos novos equipamentos e os custos para a realização das substituições, é o tema do pedido da vereadora Amália Tortato (Novo) à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba (062.00662.2022).
Preconceito*
Maria Leticia (PV) solicita informações a Prefeitura de Curitiba sobre o as operações/ações envolvendo a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) no município. A parlamentar alega ter recebido reclamações da maneira como estão sendo executadas as ações de fiscalização pela AIFU, principalmente envolvendo público LGBTQIA+ (062.00664.2022).
Pastoral da Pessoa Idosa
O presidente Tico Kuzma (Pros) recepcionou, em plenário, Regina Riba e Adriana Bueno, da equipe de relações institucionais da Pastoral da Pessoa Idosa. Elas trouxeram aos vereadores um convite de Dom Peruzzo para um jantar, no dia 4 de novembro, de comemoração aos 18 anos da missão.
Minuto de silêncio*
O plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Clemente Drago, Robert de Carvalho, Tobias de Macedo, Raí Antonio Muraro e Rodrigo Silveira Dalcol. Na relação, foi incluído o nome de Vitor Silva, falecido na UPA Boa Vista, no dia 24, enquanto aguardava atendimento..
*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba