Liberação de créditos aprovada em 1º turno

por Assessoria Comunicação publicado 28/09/2010 14h40, última modificação 30/06/2021 16h29
Foram aprovados em primeiro turno, pelo plenário da Câmara de Curitiba,  dois projetos enviados pela prefeitura que solicitam liberação de créditos adicionais. As mensagens, no valor aproximado  de  R$ 9 milhões, são relativas a obras e serviços nas áreas de educação e meio ambiente. A primeira votação, que foi unânime, deve se repetir no segundo turno, nesta quarta-feira (29).
Somente a vereadora Professora Josete (PT) fez algumas considerações técnicas a respeito dos textos. O  primeiro crédito de R$ 3,36 milhões se destina à execução do projeto Biobairro, no Tatuquara; desapropriações para viabilizar a implantação do Parque Linear do Barigüi entre os bairros Seminário e Pilarzinho; complementação do programa de trabalho técnico social e ações do sistema público de emprego, trabalho e renda.
Obras
A segunda mensagem visa suplementar aporte de recursos para instalação de elevador  no Centro Municipal de Atendimento Especial (Cmae)  do Pinheirinho; construção de Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) na vila Audi-União e outro no Xaxim, além da reforma nas instalações do Cmei Jardim Paranaense e colocação de grama sintética no Parolin. Esta mensagem, de caráter suplementar, sobre verbas de superávit financeiro, inclui ainda a construção de centro de esporte e lazer na Cidade Industrial.
O questionamento da vereadora se prendeu mais ao detalhamento específico de cada ação e programa. Algumas das  empreitadas envolvem repasses da União e  transferência de rubricas entre secretarias. De acordo com a parlamentar, “as obras são importantes. Contudo, sabemos que outras obras não serão realizadas, como a construção de Cmei e a revitalização da praça no bairro Água Verde.”
Josete aproveitou para comentar  que “o orçamento público deve ser flexível para os casos não previstos de enchentes”.