Leprevost preocupado com a hipertensão

por Assessoria Comunicação publicado 04/07/2005 15h30, última modificação 26/05/2021 15h57
Projeto de lei que dispõe sobre a disponibilização ao público, nas ruas da cidadania, de serviço de aferição da pressão arterial foi apresentado na Câmara de Curitiba pelo vereador Ney Leprevost (PP).
Segundo o parlamentar, a hipertensão arterial ou "pressão alta" é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Ela varia durante o dia, dependendo da atividade. Aumenta quando a pessoa se exercita ou quando está excitada e diminui quando está relaxada ou dorme. Pessoas que têm familiares com pressão arterial elevada têm maior chance de ser hipertensas, assim como as que estão acima de 35 anos. A doença é mais comum em pessoas de raça negra, com excesso de peso e diabéticos. Estudos demonstraram que o abuso de álcool, estilo de vida sem exercícios regulares e tabaco significam um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.  É um problema sério de saúde, uma vez que a maioria das pessoas não apresenta sintomas. Por isso, é chamada de "doença silenciosa".
Prevenção
"O único meio de saber a quanto anda a pressão arterial é a checagem por um profissional da área de saúde periodicamente. Estima-se que apenas 10% da população controla a pressão", lembra Leprevost, acrescentando que, com o serviço nas ruas da cidadania, as pessoas serão estimuladas a aferir a pressão arterial, já que será oferecido em local de fácil acesso e gratuitamente. Justifica, ainda, o vereador que o município certamente reduzirá seus gastos em atendimentos na área de saúde decorrentes de problemas com a pressão arterial. A medida, portanto, é preventiva e de interesse público.