Lei é sancionada e Dia do Futebol Amador será comemorado em abril
Hoje, 33 clubes amadores da capital do Paraná estão oficialmente filiados à Federação Paranaense de Futebol. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O Dia do Futebol Amador já foi incluído oficialmente no calendário oficial da capital paranaense. Aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em fevereiro, a lei que instituiu a data comemorativa foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca no dia 8 de março. O intuito da norma é reconhecer e fomentar o crescimento do futebol amador na capital paranaense.
Com a sanção da lei municipal 16.293/2024, o Dia do Futebol Amador será celebrado, todos os anos, em 14 de abril. A data foi escolhida pelo autor do projeto de lei, Leonidas Dias (Solidariedade), por ser o dia em que foi realizada a primeira partida de futebol em solo brasileiro da qual se tem registro, em 1895. “Além dos clubes profissionais, que disputam as mais diferentes competições a níveis nacionais e internacionais”, ele argumenta que os torneios de futebol amador também “movimentam paixões” e ajudam a fomentar a economia local.
No dia da votação do projeto de lei na Câmara Municipal (005.00192.2023), em segundo turno, o autor da iniciativa informou que, na primeira vez em que o Dia do Futebol Amador for comemorado na capital, será promovida uma premiação, para homenagear clubes, dirigentes, colaboradores e voluntários do esporte curitibano. O vereador disse que irá convidar os vereadores e vereadoras que apoiam o futebol amador para o evento.
Em Curitiba, as principais competições do amador são a Suburbana Série A e Série B – que é realizada há 83 anos –, o Campeonato 60tinha e o 50tinha, além dos torneios de futebol feminino e das categorias de base. Hoje, 33 clubes amadores da capital do Paraná estão oficialmente filiados à Federação Paranaense de Futebol (FPF). Em 2023, a Suburbana Série A teve como campeã a equipe Trieste e como vice, a do Novo Mundo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba