"Lei da Bicicleta" é aprovada em primeiro turno na Câmara
Um projeto de iniciativa popular para que 5% das vias urbanas sejam destinadas à construção de ciclofaixas e ciclovias foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal, por unanimidade na sessão desta terça-feira (16). A “Lei da Bicicleta”, como foi batizada, prevê que estas ciclovias deverão estar interconectadas ao centro da cidade e integradas ao transporte coletivo.
Os vereadores deliberaram sobre o substitutivo geral (031.00025.2014) ao projeto original (005.00443.2013). Além das ciclovias, deverão ser disponibilizados bicicletários e/ou estacionamentos nos terminais de transporte coletivo, estabelecimentos de ensino, complexos comerciais como shopping centers e supermercados e em praças e parques públicos.
“É uma lei da sociedade civil organizada e que todas as comissões discutiram e se aprofundaram no assunto. A cada 20 vias da cidade, uma será destinada à construção de ciclovias e ciclofaixas. É uma meta”, disse Jonny Stica (PT) na defesa do projeto. Segundo ele, será necessário um aporte maior de investimentos para a execução.
O vereador lembrou também que as maiores cidades do mundo estão revendo seus conceitos de modal e citou como exemplos Nova York, nos Estados Unidos, e Barcelona, na Espanha, além do Canadá, como um todo. Tico Kuzma ressaltou a abertura da Câmara para ideias de fora. “A casa é democrática e recebe propostas da população”
O presidente da Câmara, vereador Paulo Salamuni (PV), lembrou a atuação da Comissão de Participação Legislativa. Falaram também Professora Josete (PT) e Felipe Braga Côrtes (PSDB), que sugeriu o pronunciamento em plenário de representantes do Movimento Voto Livre, na votação em segundo turno, nessa quarta-feira (17).
Projeto
O texto indica que as despesas decorrentes da aplicação da lei devem ser suportadas por parcela do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito e Multas de Trânsito, de competência do Município de Curitiba, decorrentes de arrecadação das infrações de trânsito urbano – 20% do fundo deverá ser revertido para este fim.
Junto à proposta foi aprovada a emenda 032.00065.2014, da Comissão de Direitos Humanos, que propõe diretrizes para a implementação das ciclofaixas e ciclovias, como mão única em cada faixa, no mesmo sentido dos carros e demarcação do símbolos de bicicleta no pavimento no mesmo sentido da faixa.
Iniciativa popular
A proposta foi elaborada e entregue no dia 18 de setembro de 2013 pelo movimento Voto Livre e protocolada pela Associação Paranaense de Encaminhamento Legislativo Autônomo (Apela). A entrega ocorreu durante audiência pública sobre ciclomobilidade, no plenário da Casa.
A Comissão de Participação Legislativa recebeu a proposta no dia 29 de outubro de 2013 e iniciou o trabalho de elaboração de um projeto de lei baseado na proposta. O projeto foi protocolado sob o número 005.00443.2013 para começar a tramitar no dia 6 de novembro de 2013. A partir daí, passou por diversas comissões para então ser votado em plenário.
Leia mais:
Projeto da “Lei da Bicicleta” é alterado por comissão
Lei da Bicicleta vai tramitar na Câmara Municipal
Participação Legislativa recebe proposta da Lei da Bicicleta
Câmara recebe projeto popular sobre “Lei da Bicicleta” durante audiência
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba