Legislativos devem contribuir na conservação da biodiversidade

por Assessoria Comunicação publicado 11/01/2010 18h05, última modificação 28/06/2021 15h06
“Os legislativos municipais devem participar de todo esforço que envolve as municipalidades na busca permanente pelas melhores práticas para proteção e conservação da biodiversidade.” A afirmação é do vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), que representou o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), na Segunda Reunião da Parceria Global sobre Cidades e Biodiversidade, na última semana.
Em conversa com Ahmed Djoghlaf, secretário executivo da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), o parlamentar disse que é importante a participação do Legislativo, porque é a partir dele que se proverão as leis necessárias para essa proteção e conservação. Para Djoghlaf, “são nas cidades que se concentram o poderio político e econômico das nações. Os governos nacionais não têm como agir sozinhos. É preciso que os municípios façam algo para proteger a biodiversidade.”
“Para Curitiba, ser sede desse encontro é motivo de reflexão sobre tudo o que o povo curitibano conquistou ao longo da sua história. Especialmente, a partir do Plano Diretor de 1966, que foi apresentado pelo prefeito Ivo Arzua, na Câmara Municipal, tornando-se lei e sendo a estrela guia da nossa permanente busca por um desenvolvimento sustentável”, completou Omar Sabbag.
De acordo com o vereador, esse momento de reflexão é especial, porque, com a medição do Índice de Biodiversidade das Cidades (City Biodiversity Index) implantado pela ONU, Curitiba alcançou 80 pontos em 100 possíveis. “Estamos bem. Porém, queremos atingir os 100 pontos e esse é um esforço de todos nós. Nisto, a Câmara de Curitiba sempre será uma aliada do povo curitibano”, conclui.
Evento
A reunião foi promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que escolheu o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. O evento é preparatório para a 10ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP 10), que acontecerá em outubro, em Nagoya, no Japão, com o lema “Biodiversidade é Vida, a Biodiversidade é a Nossa Vida”.