Legislativo troca experiências com outros países

por Assessoria Comunicação publicado 17/07/2012 17h40, última modificação 02/09/2021 11h29
A Câmara Municipal recebeu, no primeiro semestre deste ano, visitas de delegações estrangeiras e representantes de Legislativos do país. Após o Rio+20, por exemplo, realizado em junho na cidade do Rio de Janeiro, uma comitiva de 46 sul-coreanos, entre parlamentares, empresários e representantes da sociedade civil, veio à capital, atraída pela fama de Curitiba como cidade ecológica. O grupo conheceu a Casa e trocou experiências com a Mesa Executiva sobre questões como reciclagem, participação feminina na política, projetos de lei, organograma municipal, sistema de transporte, comércio exterior e aspectos culturais.
Em abril, a Câmara recebeu autoridades e empresários da Letônia, país do leste europeu. O grupo discutiu parcerias comerciais em Curitiba, em especial para o desenvolvimento de projetos-piloto na área de internet sem fio (wireless). A área cultural também foi debatida. “A cidade possui uma grande malha de fibra ótica instalada, a única fábrica de produtos voltados à tecnologia wireless e uma quantidade grande de universidades e faculdades. É possível estabelecer aqui algo semelhante ao Silicon Valley, nos Estados Unidos”, disse o ministro letão das Relações Exteriores, Edgar Rinkevics.
Já no início deste mês, o Legislativo de Curitiba foi visitado pelo embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben. O diplomata cumpriu agenda oficial de quatro dias no município, dedicados a contatos com autoridades e membros da comunidade árabe. Ele falou sobre a vida do povo palestino, avaliou como benéficas, a longo prazo, as manifestações conhecidas como Primavera Árabe, e cogitou a oferta, pelo Brasil, de bolsas de estudos na área agrícola para jovens de seu país.
No âmbito nacional, a Câmara de Curitiba trocou experiências com o presidente do Legislativo de Joinville, Odir Nunes, e com o diretor administrativo da Casa catarinense, Vanderlei Battisti. O encontro serviu para o debate de avanços obtidos em suas gestões, nas áreas administrativa e legislativa.