Legislativo representado em evento sobre água

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2010 20h35, última modificação 29/06/2021 07h50
O vereador Francisco Garcez (PSDB), que é presidente da  Comissão Especial da Água na Câmara de Curitiba,  representou oficialmente o poder Legislativo, neste início de semana, na realização do seminário “Água Limpa para um Mundo Saudável”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), Fundação Roberto Marinho e Agência Nacional de Águas (ANA) em comemoração ao Dia da Água (22 de março). ”Foi um acontecimento de alto nível, que coloca no centro da preocupação as políticas públicas que envolvem a água em todo planeta e propõe soluções que envolvem tecnologia de ponta e até as ações mais simples de toda comunidade no seu dia a dia”,  avalia  Garcez.
Os vereadores Caíque Ferrante (PRP), Juliano Borghetti (PP) e Noemia Rocha (PMDB) também acompanharam o evento, instituído pela Assembléia Geral da ONU em 1992. No Paraná, o Dia Mundial da Água mais uma vez aconteceu sob o patrocínio do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec).
Esgotos
Em referência ao evento, Garcez declarou que houve reconhecimento pela  diretora da Sanepar, Maria Arlete Rosa, da urgência do Estado acabar com os esgotos irregulares. “Levar os serviços de coleta e tratamento de esgoto às comunidades não atendidas e acabar com este problema nas áreas cobertas pela rede coletora são ações fundamentais para a proteção dos mananciais”, afirmou o parlamentar. Para Garcez, esta posição oficial da Sanepar vem ao encontro do que a Comissão da Água está diagnosticando em todas as seis bacias hidrográficas de Curitiba. “São medidas que precisam ser colocadas em práticas com urgência”, ressaltou.
O parlamentar divulgou dados do site da ONU. “A população mundial está poluindo rios e oceanos com o despejo de milhões de toneladas de resíduos sólidos por dia, envenenando a vida marinha e espalhando doenças que matam milhares de crianças todo ano. A quantidade de água suja significa que mais pessoas morrem hoje por causa da água poluída e contaminada do que por todas as formas de violência, inclusive as guerras", disse.
No encerramento, os vereadores assistiram ao espetáculo do Ballet Teatro Guaíra sobre  a lenda das Cataratas do Iguaçu, no Teatro Fernando Montenegro. Durante a semana, outras atividades estão programadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que promove o curso de Gestão de Recursos Hídricos.