Legislativo recebe delegação da América Latina
A Câmara de Curitiba recebeu, nesta quinta-feira (28), a visita de uma delegação de parlamentares, professores universitários e representantes de entidades de 11 países da América Latina. O grupo foi recebido pelo presidente Paulo Salamuni (PV), que fez uma breve explanação sobre a Casa, sua nova composição e sobre os aspectos políticos da capital e do Paraná.
O vereador também colocou a Casa à disposição da delegação, destacando a necessidade constante da troca de experiências entre legislativos estrangeiros. “É uma honra poder receber representantes de 11 países. Isso mostra a importância que eles dão à cidade de Curitiba. A recíproca é verdadeira. Se eles entendem que tem muito que podemos contribuir, também temos muito a aprender com eles, em muitos segmentos”, complementou.
O grupo está na cidade desde o último domingo (24), para conhecer projetos e boas práticas realizadas em Curitiba. São cerca de 50 pessoas, entre elas o ministro de Fomento Cooperativo da Costa Rica, Freddy Gonzalez, e o deputado federal boliviano Maurício Muños.
A qualificação é promovida pela Organização para Desenvolvimento da América Latina, Caribe e África de Língua Portuguesa (Onward). De acordo com o diretor da entidade no Paraná, Eliel Rosa, o evento é realizado pelo menos três vezes por ano na cidade. “O público-alvo são autoridades políticas. Pelo menos 75% das missões técnicas são compostas por governadores, prefeitos, deputados e vereadores”, explicou.
O Legislativo curitibano é parceiro da Onward e sempre recebe os grupos que vêm à capital. Conforme Rosa, esse apoio condiz com a imagem da capital na América Latina. “Nossa expectativa em relação à Curitiba é exatamente a de sermos muito bem recebidos. Existe uma harmonia entre o que a cidade precisa, o que ela quer e o que as delegações têm para somar à cidade. Tudo isso é uma equação. O resultado dela, o denominador comum é um ganho para todos”, finalizou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba