Legislativo inicia transmissão na internet da Rádio Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 03/10/2012 11h50, última modificação 03/09/2021 10h23
As sessões plenárias da Câmara de Curitiba agora podem ser acompanhadas pela internet, em tempo real, direto no portal do Legislativo. Chamado de Rádio Câmara, o novo serviço de transparência foi iniciado nesta quarta-feira (3), possibilitando ao morador da capital ouvir as sessões plenárias direto em seu computador pessoal. O anúncio foi feito pelo diretor de Informática da instituição, Lincoln César Medina de Oliveira, que destacou o alcance da medida. "A rádio online poderá ser ouvida por qualquer cidadão curitibano, no mundo inteiro, pela internet", afirmou.
A Rádio Câmara, nesta fase inicial, transmitirá ao vivo as sessões plenárias, realizadas três vezes por semana, de segunda a quarta-feira, a partir das 9h. Audiências públicas, sessões solenes e reuniões de comissão realizadas no plenário também poderão ser transmitidas pela ferramenta.
Para acessar o serviço, basta clicar no ícone Rádio Online, colocado no canto superior direito do portal do Legislativo na internet (www.cmc.pr.gov.br). A pessoa será redirecionada para uma página especial, onde a transmissão ao vivo começa automaticamente. Caso seja detectada alguma incompatibilidade técnica, o usuário poderá fazer o download de programas próprios para o uso da ferramenta, disponibilizados no mesmo lugar em links criados pela Diretoria de Informática da Câmara.
TV Câmara
Convênio assinado no início de setembro ampliou a perspectiva da Câmara de Curitiba inaugurar em breve a transmissão de conteúdo em sinal aberto de televisão. No último dia 10, a capital passou a integrar a Rede Legislativa de TV Digital, junto com o Congresso Nacional e a Assembleia Legislativa do Paraná. No momento, a instituição redige projeto com as especificações técnicas de implantação de equipamentos de difusão, que será submetido a Brasília. Com o aval da Rede Legislativa, poderão ser comprados ou locados os equipamentos necessários para iniciar a transmissão, mediante processo licitatório. O compartilhamento do mesmo canal (61) é possível graças ao recurso da multiprogramação, que suporta até quatro emissoras. As bandas serão operadas pela Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, e cabe ao telespectador selecionar ao que assistir.