Legislativo aprova data contra preconceito sexual

por Assessoria Comunicação publicado 06/03/2007 19h15, última modificação 15/06/2021 09h21
Foi aprovado nesta terça-feira (06), na Câmara de Curitiba, o Dia Municipal Contra a Homofobia, por proposição da vereadora Julieta Reis (PSB). A data deverá ser comemorada anualmente no dia 17 de maio.
De acordo com a parlamentar, que defendeu a proposta na tribuna, “a data trará discussões e reflexões quanto ao preconceito existente, podendo levar a mudanças comportamentais necessárias para a promoção da cidadania. Temos que respeitar as diferenças e ser contra qualquer tipo de discriminação. O projeto apresentado é pela convivência, contra a violência”, argumentou.
Com a instituição da data, a parlamentar pretende que sejam incentivadas ações que promovam a discussão sobre o direito à livre orientação sexual e a cidadania de gays, lésbicas, travestis e transexuais. “Definir o dia 17 de maio nesta questão aproxima o Brasil dos países mais civilizados do mundo, que também contam com uma data especial”, comentou Julieta Reis.
A vereadora recebeu diversos apartes elogiando a iniciativa. A medida foi aprovada somente com um voto contrário, do vereador José Roberto Sandoval (PSC), representante da Igreja Evangélica.
História
No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do rol de enfermidades, sendo até então considerada como doença ou perversão. O ato reconheceu que a homossexualidade é um estado mental tão saudável quanto à heterossexualidade, sendo um dos mais importantes marcos para o avanço da cidadania e de direitos de gays, lésbicas e transgêneros.